Se seu WhatsApp não funciona bem e não conseguir enviar ou receber mensagens descubra como resolver o problema e saber o que esta acontecendo. O WhatsApp, o aplicativo de mensagens instantâneas, é usado por milhões de pessoas em todo o mundo.
Por esse motivo, qualquer problema no funcionamento do aplicativo influencia inúmeros usuários, especificamente quando as mensagens não podem ser enviadas ou recebidas. Quer saber o que fazer quando isso acontecer? Nesta nota vamos explicar para você.
Por ser um serviço de mensagens, é comum se preocupar quando de repente ocorrem problemas no envio ou recebimento de mensagens. Nesse sentido, é de vital importância que se saiba qual é a origem do inconveniente.
O que fazer se não conseguir enviar ou receber mensagens?
Verifique se há problemas com os servidores do serviço. Você pode aproveitar a conhecida plataforma Downdetector, o site que usa relatórios de usuários, para descobrir se há mais pessoas com o mesmo incidente. Esta página verifica se é um desconforto localizado, ou se afeta alguns cibernautas ou lugares específicos.
Sua conexão com a internet está boa?
É um dos motivos mais frequentes que impedem o envio ou recebimento de mensagens no WhatsApp. A maioria dos problemas de conexão pode ser resolvida seguindo estas instruções:
- Reinicie seu celular
- Atualize seu WhatsApp desde Google Play Store ou App Store
- Em seu smartphone, vá para Configurações > Conexões e redefina a opção Modo avião
- Verifique se a conexão de dados móveis está ativa
- Vá para Configurações > Aplicativos > WhatsApp > Dados móveis e certifique-se de que Dados em segundo plano estejam selecionados
- Reinicie a conexão Wi-Fi em Configurações > Conexões > Wi-Fi
- Conecte seu dispositivo a uma rede Wi-Fi diferente
- Ative a opção de usar o Wi-Fi no modo de suspensão
- Reinicie seu roteador de rede Wi-Fi.
Outros inconvenientes frequentes
Se você sabe que seu smartphone tem uma boa conexão com a Internet, há mais motivos para o WhatsApp não funcionar:
- Reinicie ou desligue e no seu telefone
- O contato com o qual você deseja se comunicar bloqueou você
- O processo de verificação inicial está incompleto
- Você não salvou o número da pessoa com quem deseja conversar corretamente.