Os novos podcasts em vídeo podem ser reproduzidos em formatos somente de áudio e vídeo pela plataforma de streaming. Depois das músicas e focando sua estratégia nos podcasts, o próximo alvo do Spotify são os vídeos, especificamente em uma modalidade que pode concorrer com alguns dos conteúdos que aparecem em plataformas como YouTube ou Twitch, além dos próprios podcasts.
Alguns criadores de conteúdo publicam espaços em formato somente de áudio por meio de um podcast, mas também os transmitem como vídeo pelo YouTube ou Twitch, ao vivo e gravados. Agora no Spotify eles vão oferecer a possibilidade de combinar os dois formatos, o puramente sonoro com o audiovisual, no que eles chamam de videopodcast, depois de terem iniciado os testes no ano passado sobre esse novo tipo de conteúdo misto.
Por enquanto, os podcasts de vídeo estarão disponíveis apenas para criadores de conteúdo na Austrália, Canadá, Estados Unidos, Nova Zelândia e Reino Unido , e podem ser criados e transmitidos por meio da Anchor, plataforma do Spotify para criação e distribuição de podcasts. Ainda não há informações sobre quando a possibilidade de criação de conteúdo nesse novo formato chegará à Europa.
Os novos podcasts de vídeo também permitirão os mesmos canais de monetização que o Spotify vem promovendo para podcasts tradicionais até agora. Dessa forma, os criadores de conteúdo poderão obter renda por meio das assinaturas geradas por seus canais exclusivos, além de doações e patrocínios.
Quanto ao conteúdo dos podcasts de vídeo, eles podem ser reproduzidos em formato somente de áudio ou em formato de vídeo por meio do aplicativo Spotify. O usuário poderá escolher no momento da reprodução se deseja apenas ouvir o áudio ou se deseja também visualizar o vídeo.
Os podcasts de vídeo do Spotify são uma resposta clara a um movimento semelhante, mas ao contrário, que o YouTube fez recentemente ao anunciar que passaria a hospedar podcasts , neste caso para competir com o Spotify.