Seja aprovado em qualquer entrevista de emprego se preparando dessa forma

Uma entrevista pode ser uma reunião simples e informal entre você e seu empregador em potencial

Seja aprovado em qualquer entrevista de emprego se preparando dessa forma. Um empregador geralmente entrevista vários candidatos qualificados para um emprego.

Uma entrevista pode ser uma reunião simples e informal entre você e seu empregador em potencial, ou pode ser uma entrevista formal entre você e um grupo de pessoas com perguntas definidas. Para se preparar, conheça as entrevistas de acordo com quatro etapas:

  1. Planejamento
  2. Materiais de entrevista
  3. Entrevista
  4. Após a entrevista

Etapa 1 – Planejamento

Quando você é contatado para agendar uma entrevista, você pode perguntar se haverá um teste como parte do processo de entrevista. Você também pode perguntar quantas pessoas estarão na entrevista.

Ao se preparar para uma entrevista, planeje e ensaie respostas para possíveis perguntas da entrevista. Pode ser útil memorizar seu treinamento, habilidades e experiência e estar pronto para responder a perguntas sobre o que você fez e como fez.

Bibliotecas e livrarias também têm livros com possíveis perguntas de entrevista.

Confirme o horário agendado da entrevista e chegue cedo. Saiba com antecedência para onde você está indo e quanto tempo levará para chegar lá. Dirija ou percorra a rota um ou dois dias antes, no mesmo horário do dia da entrevista. Reserve pelo menos uma hora para a entrevista.

Etapa 2) Materiais de entrevista

Leve uma pasta ou envelope para a entrevista que contenha:

  1. Uma cópia do seu currículo para cada entrevistador.
  2. Cópias da sua lista de referências.
  3. Papel e caneta, para que você possa anotar o nome do entrevistador, a hora de qualquer entrevista futura ou outras informações que possa precisar posteriormente.
  4. Cópias de cartas de recomendação, se houver.

Etapa 3 – Entrevista de emprego

Aqui estão algumas sugestões para ajudá-lo a ter sucesso em uma entrevista.

Cumprimente o entrevistador ou os membros do painel. Apresente-se e aperte as mãos com firmeza. Sorriso. Um sorriso sincero ajudará a deixar você e o entrevistador à vontade. Fique de pé até ser convidado a sentar.

Deixe que o entrevistador ou os membros do painel assumam a liderança e deem o tom. Faça contato visual e responda às perguntas com uma voz firme, clara e confiante. Relaxe e sente-se naturalmente. Esteja preparado para contar ao entrevistador mais sobre sua educação, treinamento e habilidades, experiência de trabalho e os traços de personalidade que o tornam certo para o trabalho.

Peça mais explicações se não entender uma pergunta. É melhor pedir esclarecimentos do que responder de forma inadequada.

Durante a entrevista, pode ser perguntado se você tem alguma dúvida. Você deve preparar algumas perguntas que mostrem que você está informado sobre a empresa. É por isso que é importante ter pesquisado a empresa e o trabalho na fase de candidatura do processo.

Passo 4 – Após a entrevista de emprego

Depois de uma entrevista, você pode esperar dias ou semanas para saber se foi bem-sucedido. O que você pode fazer nesse meio tempo?

Escreva uma carta para os entrevistadores: Agradeça aos entrevistadores por dedicarem um tempo para entrevistá-lo. Reafirme seu interesse no trabalho e lembre-os de suas qualificações. Se possível, envie a carta por correio ou e-mail no mesmo dia da entrevista.

Reveja a entrevista em sua mente (Reflexão): Considere quais partes foram bem e não, o que você sente que funcionou e o que não funcionou, o que você diria ou faria diferente na próxima vez. Isso irá ajudá-lo a aprender com cada entrevista.

Ligação de acompanhamento: Se o empregador deve ligar para você em um determinado dia, esteja disponível para atender a ligação. Se você não for chamado no horário especificado, faça uma chamada de acompanhamento.

Se você concordou em ligar de volta para o empregador, certifique-se de fazê-lo no dia combinado. Se você não fez nenhum acordo e não teve notícias do empregador em cerca de duas semanas, ligue para saber o status do processo de contratação.