Ficar esse tempo sem atualizar pode excluir seu Cadastro Único e benefícios. Quando uma família se inscreve no Cadastro Único, ela tem o compromisso de atualizar suas informações sempre que há alguma alteração nas características da família ou mudança de domicílio.
Mesmo que não haja mudanças significativas, é necessário que no máximo a cada dois anos seja feita a atualização.
Como atualizar Cadastro Único
Nesse caso, o próprio cidadão deve buscar de forma espontânea um CRAS ou posto do Cadastro Único para atualizar seus dados. Entretanto, o poder público, por meio do governo federal ou municipal também poderá convocar as famílias para fazer a atualização. Essa convocação pode ser realizada por meio de cartas, extratos ou telefonemas.
Com suas informações atualizadas, é possível identificar exatamente a situação em a família se encontra para participação nos programas sociais do governo. E para receber os comunicados dos programas são utilizadas as últimas informações cadastradas.
- Veja o como funciona a entrevista do Cadastro Único
Revisão de cadastro
Anualmente, o governo federal realiza a ação de revisão cadastral, no qual as famílias com dados desatualizados são chamadas para atualizar seus cadastros.
Em quanto tempo o cadastro é excluído?
Caso as famílias fiquem mais de 4 anos sem atualizar os dados, seus registros podem ser excluídos do Cadastro Único.
A família pode ainda ser convocada a fazer a averiguação cadastral. Nesse processo, os dados dos integrantes da família passam por processos de verificação, em que são comparados com informações de outras bases de dados, como registros de trabalho formal ou de benefícios da previdência social.
Se for identificada alguma incoerência, os cidadãos são chamados para atualizar seu cadastro. Caso não atualizem, pode ter seus dados excluídos do Cadastro Único ao final do processo e perder benefícios sociais.