Suflê de acelga, queijo fresco e tomate seco é uma receita deliciosa e fácil

Se você gosta de preparar pratos surpreendentes em casa, não pode faltar este suflê

Se você gosta de preparar pratos surpreendentes em casa, não pode faltar este suflê de acelga, queijo fresco e tomate seco super delicioso. O suflê, para alguns, é uma das mais excelentes criações gastronômicas da culinária francesa.

Requer um bom molho bechamel, ovos batidos e queijo, que é o suflê clássico e original. Soufflé é o particípio de suflê, um verbo francês que significa soprar, de modo que um suflê é uma preparação “soprada” ou “inchada” pela ação do calor, assim como este delicioso suflê de acelga, queijo fresco e tomate seco.

A versatilidade da preparação permitiu muitas variações sobre o mesmo tema ao longo dos anos. Termina a sua elaboração no forno e é aí que infla, pelo que na sua preparação é preciso ter cuidado para não encher a forma mais de ¾ da sua capacidade, para que não transborde.

Ingredientes:

  • 500 gramas de acelga cozida, picada e escorrida
  • 4 ovos, separando as gemas das claras
  • 1 bote de tomates secos
  • 100 g de queijo fresco de cabra
  • 50 g de queijo parmesão
  • 25 g de manteiga
  • 2 colheres de sopa de farinha
  • 1 xícara de leite
  • Sal e pimenta
  • 2 colheres de farinha de rosca

Como preparar um suflê de acelga, queijo fresco e tomate seco:

Pré-aqueça o forno a 200°C. Unte uma forma, polvilhe com farinha de rosca. Em uma panela, derreta a manteiga em fogo médio. Polvilhe a farinha e cozinhe, mexendo sempre, por dois minutos. Despeje o leite aos poucos, mexendo sempre até ferver. Cozinhe até engrossar, mexendo sempre. Retire do fogo e reserve. Temporada.

Bata as gemas levemente, e adicione as gemas ao creme primeiro, depois a acelga escorrida, o queijo de cabra esfarelado, metade do parmesão e tomate seco picado. Leve a mistura ao fogo até o queijo derreter. Enquanto isso, bata as claras em neve até ficarem firmes.

Misture um terço com a preparação de acelga, e quando tudo estiver bem integrado, adicione o restante das claras, sem bater e com movimentos envolventes. É importante mexer com cuidado para não quebrar o ponto de ar integrado que a mistura possui.

Tempere tudo com sal e adicione também um toque de pimenta do reino e, se quiser, noz-moscada. Despeje na forma untada, polvilhe com parmesão e leve ao forno por 30 ou 40 minutos.

Acompanhe este delicioso suflê de acelga, queijo fresco e tomate seco com uma salada de folhas verdes, embora não precise de mais nada para torná-lo a estrela de qualquer jantar, talvez um copo de vinho tinto. É um prato completo que até as crianças vão adorar.