O Documento Nacional de Identidade, o RG, está passando por momentos de mudança neste ano de 2022 . Todos aqueles que o têm em sua versão antiga não são afetados pelas novidades que ocorrerão na emissão de novos documentos.
Uma coisa é certa, a nova carteira de identidade vai ajudar você a não andar mais cheio de documentos na carteira. Quer saber mais sobre o novo RG? Confira 6 fatos sobre essa novidade!
1- O que muda para as pessoas
O maior benefício para as pessoas é poder incluir o nome social sem a necessidade de alteração no Registro Civil. Além disso, é possível acrescentar também a numeração de uma série de documentos, como:
- Nome e sexo
- Nome de Mãe e Pai
- nacionalidade e local de nascimento
- CPF
- QR Code
- Tipo Sanguíneo
- Título de eleitor
- Fator RH
- Suas condições de saúde
- Numeração da Carteira de Trabalho
- Certificado militar
- Informação se vai ou não doar órgão
- Numero da Carteira Nacional de Habilitação
- Carteira nacional de saúde
- NIS/PIS/Pasep
- Data de nascimento
- Versão digital
2- O Novo RG poderá ter a validade negada em razão de:
- alguma alteração de dados nela contidos, como data de nascimento errada, por exemplo;
- se estiver rasgada a ponto de comprometer a verificação da sua autenticidade;
- alteração de características físicas da foto do titular que suscitem dúvidas fundadas sobre a sua identidade; ou
- mudança significativa na forma de você fazer sua assinatura.
3- Para solicitar o novo RG, quais são os documentos necessários?
Para obter a nova identidade, o requerente deverá apresentar a certidão de nascimento ou de casamento em formato físico ou digital. O documento será expedido em papel de segurança ou em cartão de policarbonato (plástico), além do formato digital.
4- O novo RG substitui quais documentos?
O governo federal informou que o novo modelo de identidade não irá substituir nenhum tipo de documento que está em vigor – somente a identidade. A CNH, por exemplo, ainda será necessária, pois possui finalidade diferentes que a do RG.
5- Como atualizar o documento?
Tenha um pouquinho de calma! Ainda não é obrigatório que todos façam o novo RG neste momento. Quando precisar renovar seu documento ou tirar a segunda via da identidade, a renovação já será com o novo modelo lançado pelo Governo Federal.
6- Onde fazer o novo RG
A nova Carteira de Identidade Digital ainda está em fase de implantação em todo o país e os seguintes estados ainda vão disponibilizar o novo documento nos próximos meses: Acre (AC), Amapá (AP), Amazonas (AM), Bahia (BA), Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Maranhão (MA), Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Minas Gerais (MG), Pará (PA), Paraíba (PB), Paraná (PR), Pernambuco, (PE), Piauí (PI), Rio de Janeiro (RJ), Rio Grande do Norte (RN), Rio Grande do Sul (RS), Rondônia (RO), Roraima (RR), Santa Catarina (SC), São Paulo (SP), Sergipe (SE) e Tocantins (TO).
Esses estados tem até 6 de março de 2023 para se adequarem à mudança.