Enquanto outras redes sociais como o Facebook estão relutantes em incluir um botão de “Não gostei” apesar das solicitações dos usuários, o TikTok acaba de confirmar que começou a testar diferentes maneiras de identificar e combater comentários inapropriados, e entre essas novas opções está a opção “deslike”. O YouTube removeu o contador de “deslike” em novembro passado.
Como a empresa apontou em um post em seu blog oficial, o botão “deslike” já está sendo testado com alguns usuários que fazem parte do teste apenas em determinadas regiões específicas do planeta. No momento, quais não foram confirmados, mas o TikTok indicou expressamente que nenhum usuário dos Estados Unidos faz parte dos testes que estão sendo realizados.
O novo botão permite que os usuários indiquem que não gostam de determinado comentário na rede social. No entanto, essa ação não será exibida em público, e a pessoa que deixou o comentário também não receberá nenhuma notificação de que alguém não gostou de sua postagem.
Os usuários também não terão a opção de saber quantas vezes uma mensagem foi “deslike” e nem mesmo a pessoa que a escreveu terá acesso a essas informações.
Segundo o TikTok, o novo botão permitirá que os usuários indiquem quais comentários são spam ou não fazem sentido na conversa, mas não servirá como forma de denunciar conteúdo na rede social. Na verdade, quem quiser fazer isso terá que seguir o procedimento usual para denunciar comentários de ódio, bullying, etc.
O que o TikTok fará é oferecer aos usuários que pressionam o botão “deslike” várias opções para melhorar sua experiência na plataforma. Por exemplo, mostrará a opção de bloquear esse tipo de comentário ou excluí-lo diretamente.
Note-se que outra plataforma de vídeos, o YouTube, também adotou recentemente uma medida semelhante, permitindo que os usuários cliquem em “deslike”, mas não mostrando essa informação para outras pessoas que assistem a esse vídeo. Na verdade, o contador de “deslike” do YouTube foi removido em novembro passado.