As capturas de tela (print) do WhatsApp não são confiáveis, pois podem ter sido criadas por aplicativos, saiba como reconhecer se é falso. Todos os celulares, sejam Android ou iPhone, permitem que você faça capturas de tela como prova de algo; no entanto, você deve ter em mente que essas capturas de tela nem sempre são confiáveis.
Atualmente, existem muitos softwares que permitem criar conversas falsas de WhatsApp, Facebook Messenger e outros serviços de mensagens. Como identificá-los?
Como reconhecer se um print é falso?
Embora esses aplicativos que criam conversas falsas no WhatsApp pareçam inofensivos —já que muitos os usam para pregar peças—, a verdade é que são extremamente perigosos. Se mal utilizados, esses programas podem se tornar uma ferramenta para difamar as pessoas, por exemplo.
Se você usou essas ferramentas para criar conversas falsas, deve ter notado que elas permitem fazer alterações bastante detalhadas. Você pode não só colocar o nome de uma pessoa, mas também colocar a foto dela, se está online no WhatsApp ou não, em que horário enviou a mensagem e outros detalhes que buscam validar o chat.
Embora as conversas criadas com esses programas pareçam autênticas, existem vários detalhes que permitem descobrir se são falsas. Aqui vamos dar-lhe algumas recomendações.
- Verifique a marca d’água: a maioria dos aplicativos de bate-papo falsos mostra uma pequena marca d’água que não pode ser removida, a menos que você pague pela versão premium.
- Verifique os horários: um erro muito comum ao criar esses chats falsos é que os minutos não variam, todos têm o mesmo horário, algo que normalmente é impossível.
- Pergunte ao autor se é real: se você tiver alguma dúvida, é melhor enviar a captura de tela para a pessoa em questão e verificar se o chat é autêntico ou falso.