O que acontece quando você não troca os lençóis 1 vez por semana?
Depois de um dia exaustivo de trabalho, procuramos o único lugar que pode nos ajudar a recuperar as energias perdidas, nossa cama.
Passamos cerca de um terço de nossas vidas dormindo, mas não fazemos isso sozinhos. Somos acompanhados, sem saber, por células mortas, ácaros, suor e muitas outras coisas que nossos olhos não conseguem ver.
Você já se perguntou, quanto tempo faz desde que troquei os lençóis? Bem, você deve saber que isso depende do ambiente e de seus hábitos.
Com que frequência a roupa de cama deve ser trocada?
Para a médica internacional de higiene Lisa Ackerley, eles precisam ser trocados pelo menos uma vez por semana, e todas as manhãs precisamos arejá-los, esticá-los e deixá-los arejar com a janela aberta para secar completamente antes de se preparar para fazer a cama.
No entanto, os hábitos das pessoas têm muito a ver com a limpeza da cama. Se você é uma das pessoas que dorme nu, deve saber que está mais exposto ao acúmulo de micro-organismos, por isso será necessário aumentar a frequência de lavagem dos lençóis.
O que acontece se eu não trocar os lençóis?
Se você não trocar seus lençóis regularmente, aqui estão alguns riscos que você pode enfrentar:
- Vírus
- infecção por germes
- doenças fúngicas
- alergias
- detritos gerados pelo corpo
E as outras roupas de cama?
Recomenda-se arejar a colcha e o colchão uma vez por ano. Por sua vez, os travesseiros devem ser lavados a cada três meses para evitar a proliferação de ácaros.
Confira mais dicas como esta em nosso canal de Dicas de Casa