Descubra quais os benefícios para o corpo de misturar cúrcuma e mel. A cúrcuma é conhecida por ser uma especiaria que funciona para muitas coisas além de cozinhar; Isso também acontece com o mel. Ambos têm benefícios no tratamento de qualquer doença e como tratamento. Hoje vamos dizer quais são os benefícios de misturar açafrão e mel.
A cúrcuma faz parte da família do gengibre, portanto, é de se esperar que seja muito bom para a saúde. No continente asiático seu uso é comum, principalmente na Índia. Esta raiz contém princípios ativos que podem ser usados tanto como condimento quanto para uso medicinal.
Essa especiaria é usada como antibiótico, antiinflamatório e analgésico . Devido ao seu conteúdo em curcumina e outros antioxidantes, tem propriedades para combater várias doenças. Existem até remédios que fazem parte da medicina alternativa há vários séculos e um deles é o mel.
Benefícios da cúrcuma com mel
A combinação é conhecida como “mel dourado” e tem todas as propriedades intactas da cúrcuma, por isso ajuda a aumentar as defesas do organismo. Sua vantagem sobre os remédios sintéticos é que não causa efeitos negativos na flora intestinal, ao contrário, aumenta a presença de bactérias saudáveis.
Possui uma grande quantidade de polifenóis, vitaminas e minerais que são utilizados para mais de 150 aplicações terapêuticas , como no tratamento de doenças inflamatórias e diversos tipos de câncer. Devido às suas contribuições nas vitaminas C e E, a ação dos radicais livres é inibida, prevenindo o envelhecimento precoce.
Outros benefícios
- Combate doenças como artrite, osteoartrite e gota.
- Proteção cerebral e diminuição do risco de demência.
- Eliminação de toxinas.
- Redução do impacto negativo do tratamento de alguns tipos de câncer.
- Alívio dos sintomas de gripe, resfriado e outras doenças respiratórias.
- Prevenção de infecções do trato urinário.
- Alívio das úlceras duodenais.
- Redução do colesterol
- Capacidade de melhorar o metabolismo da gordura.
Como preparar
Você só precisa adicionar uma colher de sopa de açafrão a quatro colheres de mel cru e despeje o produto em uma jarra de vidro hermética. Misture muito bem antes de usar para garantir que os dois ingredientes estejam bem integrados. Como prevenção, você deve beber com o estômago vazio todos os dias.
Para resfriados e digestão
Para combater resfriados, tome meia colher de chá desse remédio a cada meia hora ao longo do dia e, na próxima, reduza a dose pela metade e consuma a cada 2 horas. O tratamento dura cerca de 3 dias ou mais. Para efeitos digestivos é aconselhável tomar uma colher de sopa diluída em água antes de cada refeição.