As mulheres gostam de estar e se sentirem bonitas e o momento da depilação é um ritual essencial para que nos sintamos mais à vontade com a feminilidade do nosso corpo.
No entanto, a rotina de beleza da depilação, apesar de permitir suavizar a pele, pode promover inflamações e irritações, como a temida foliculite ou pelos encravados, por isso vamos explicar como. preparar a pele antes da depilação e especificamente, como você tem que esfoliá-lo.
Como esfoliar a pele antes da depilação de uma maneira fácil
Para evitar problemas após a depilação, como os pelos encravados mencionados acima e também para promover a higiene e desinfecção das partes tratadas, é sempre bom esfoliar a pele antes do tratamento de depilação. Desta forma, podemos remover vestígios de sujeira e células mortas e, assim, reduzir o risco de infecção, mas também “limpar” o cabelo sob a pele.
Para esfoliar a pele antes da depilação, é fundamental agendar primeiro quando. A razão é simples, não é recomendado submeter a pele a dois tratamentos estressantes um após o outro, pois corremos o risco de criar feridas, feridas e irritações.
A esfoliação deve ser feita um ou até dois dias antes em caso de pele sensível, agindo na área mecanicamente ou quimicamente. No primeiro caso, teremos que nos equipar com uma ferramenta que atua por fricção, como a luva de crina, a esponja Konjac ou até uma esfoliação corporal.
Primeiro é preciso enxaguar a pele com água quente, para que os poros se abram e depois esfregar com movimentos circulares para promover a limpeza das células mortas ou mesmo a remoção dos pelos encravados, talvez nascidos após a depilação anterior.
Se optarmos pela esfoliação química teremos que recorrer ao uso de produtos à base de ácido glicólico, ácido salicílico ou ácido mandélico. Nesse caso, o efeito esfoliante não é mecânico, pois a solução é aplicada na epiderme e espera-se que realize sua ação. É normal sentir um formigamento ou puxão na pele e isso significa que o produto está funcionando.
Por fim, sempre teremos que respeitar os tempos e métodos de instalação desses cosméticos de base química, para não correr o risco de irritar demais a área tratada. E adiamos a depilação por alguns dias se percebemos que a pele está avermelhada ou alterada.