Por que verificar se um óleo é comedogênico antes de usar na pele?
Acredita-se que quanto mais natural o que colocarmos no rosto, será muito mais benéfico para a nossa pele, a realidade é que nem sempre é assim. Os óleos naturais há muito se estabeleceram como os reis dos cuidados faciais, no entanto, nem todos são adequados para vários tipos de pele, especialmente a oleosa ou com tendência a acne.
Usar óleos não é ruim, mas sempre verifique com seu dermatologista se é bom para o seu tipo de pele e também verifique se não é comedogênico para que não obstrua os poros, cause espinhas ou cause reações alérgicas. Observe a seguinte tabela:
>>Cabelos nutridos com óleos que você certamente tem em sua cozinha
Classificação de óleos puros
Como você pode ver, existe uma classificação de 0 a 5, sendo o zero o nível mais baixo e cinco, os óleos que têm maior capacidade comedogênica, algumas manteigas também estão incluídas. Se você tiver perguntas que não apareçam na tabela, consulte páginas como acne.org.
>>Creme de óleo de coco: remédio caseiro para reduzir as cicatrizes
E que óleos posso usar se tiver pele oleosa?
A pele oleosa ou com tendência a acne pode usar óleos classificados de grau 0 a 2, como:
- Jojoba
- Uva
- Cânhamo
- Rosa mosqueta
- Caroço de damasco (ou damasco)
- Avelã
- Amêndoas doces
- Girassol
>>Batatas assadas com parmesão: mais sabor e menos óleo
A partir do grau 3, seu uso não é recomendado, pois pode ativar a formação de botões ou sebo. O óleo de coco, por exemplo, teve uma popularidade impressionante, mas sua comedogenicidade de nível 4 não o torna adequado para todos.
Cada pele é diferente
É muito importante esclarecer que cada pele é diferente e ninguém tem a verdade absoluta, talvez o que funciona para outra pessoa seja fatal para você. Se você está disposto a incluir um óleo em sua rotina facial, leve em consideração que você pode obter surpresas boas ou ruins, tudo depende de como sua pele reage.
>>Conheça os óleos naturais que te ajudarão a ter um rosto sem acne