Veja como cuidar corretamente da pele oleosa, seca e danificada
Para cuidar da pele do rosto não é necessário investir muito tempo ou dinheiro. Basta dormir bem, comer bem, ter hábitos saudáveis e muita perseverança na limpeza e cuidados com o rosto. As recomendações são diferentes para cada tipo de pele, seja oleosa, seca ou danificada, conforme explicado a seguir.
Cuidando da pele do rosto: pele oleosa
A pele que produz muito sebo e o acumula em certas áreas é considerada oleosa. Tem uma aparência brilhante e oleosa. Seus poros costumam ficar obstruídos pelo acúmulo de óleo, causando problemas como espinhas, infecções, manchas e acne.
- Recomenda-se pelo menos duas limpezas ao dia, de manhã e à noite , com sabonete específico para pele oleosa. É importante não deixar a pele muito seca, pois aumenta a produção de oleosidade.
- Recomenda-se também o uso de tônico adstringente para pele oleosa, como esfoliante com óleo de coco ou um produto light.
- Para a hidratação, preferem-se cremes à base de água, nunca óleo, assim como para proteção solar e maquiagem .
As máscaras também ajudam a cuidar da pele do rosto, desde que sejam usadas constantemente. Com ingredientes simples e baratos, o excesso de óleo na pele pode ser tratado. A máscara de limão e aspirina é uma opção, assim como máscaras semanais de maçã, frutas cítricas como laranja e limão, gema de ovo ou amido de milho.
>>Qual é o seu tipo de pele? Reconheça e use o creme certo para você
Cuidando da pele do rosto: pele seca
A gordura gerada pela pele forma uma barreira que a protege contra fatores nocivos. Se essa gordura for insuficiente, por razões genéticas ou ambientais, a pele do rosto é considerada seca. É mais fino, mais áspero e menos hidratado. Tende a rachar e pode descamar com mudanças repentinas de temperatura ou exposição prolongada ao sol.
Pessoas com pele seca devem ter cuidado especial com sua rotina de limpeza.
- A primeira coisa é evitar lavar o rosto mais de 2 vezes ao dia. Devem também preferir sabonetes neutros para o rosto e evitar os convencionais, que removem sebo da pele e a desidratam.
- Além disso, não devem expor o rosto à água quente por muito tempo, pois a pele ficará muito mais seca.
- Quando a pele facial está seca, as esfoliações devem ser espaçadas e os tratamentos de hidratação mais frequentes. Encontrar um creme adequado ao seu tipo de pele é um trabalho e um investimento que valem a pena.
Também a aplicação regular de máscaras, como a máscara facial de linhaça , tornam a pele mais elástica e resistente. Podem ser feitos de abacate, azeite, óleo de amêndoa, aloe vera e argila branca, entre outros.
>>Máscara caseira para hidratar e restaurar o cabelo
Cuidando da pele danificada do rosto
O passar do tempo revela o tratamento que a pele do rosto recebeu. Anos de negligência e maus hábitos são revelados em lesões, manchas, embotamento e envelhecimento prematuro. O consumo de álcool e cigarro, a exposição ao sol, sono insuficiente, limpeza inconsistente, entre outros, são as causas dos danos à pele.
Embora às vezes o dano seja irreversível, existem medidas para cuidar da pele danificada, receitas caseiras para devolver o brilho.
- A primeira coisa é protegê-lo do sol, sempre, com um protetor adequado. Além disso, mantenha-a hidratada bebendo muita água.
- Faça uma rotina constante de limpeza e hidratação e, além disso, pratique a limpeza facial pelo menos uma vez por mês.
Agora que você já aprendeu como cuidar corretamente da pele, verifique qual o seu tipi e comece a tratar sua derme.
>>Três receitas caseiras para dar vitalidade ao seu rosto
Observação: As dicas deste artigo não substitui a opinião de um profissional. Antes de usar os ingredientes citados acima, verifique se não tem alergia.