Descubra as diferenças que existem entre Instagram Reels e TikTok.
Depois do sucesso espetacular do TikTok, o aplicativo chinês para vídeos curtos editados com música, especialmente durante os meses de confinamento devido à pandemia do coronavírus, Mark Zuckerberg – CEO e criador do império do Facebook – decidiu mover guia e lançar os Reels neste verão, a Recurso integrado do Instagram que também permite criar pequenos vídeos musicais.
Embora Instagram Reels seja uma cópia do TikTok, há uma série de características que também os diferenciam.
Embora ao analisar as duas redes sociais se perceba que possuem muitas semelhanças, a verdade é que também existem algumas diferenças em termos de funcionalidade, usabilidade e público que as utiliza. Revisamos quais seriam os pontos em que – por agora – Instagram Reels e TikTok diferem:
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Tipo de aplicativo:
Talvez seja a primeira e mais notável diferença. O TikTok é um aplicativo baixado no celular e usado independentemente de outra plataforma. Reels, depende do download e instalação do Instagram, e é apenas uma seção desta rede social.
Duração dos vídeos:
O tempo que um vídeo pode durar nas duas plataformas é diferente. No TikTok, os conteúdos podem ter uma duração máxima de 60 segundos, enquanto nos Reels duram 30 segundos desde outubro passado o limite foi estendido dos 15 segundos iniciais.
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Edição de ferramentas:
O aplicativo TikTok é uma edição de vídeo completa com uma ampla variedade de efeitos, modelos e filtros. Além disso, possui funções como “Dueto” para gravar com duetos ou “Costurar ” para tirar cenas de outras criações e utilizá-las no próprio conteúdo.
Embora o Reels tenha filtros e efeitos, ele não possui, no momento, aquelas outras funções avançadas que geram muita interação entre os usuários.
Advertising:
TikTok permite incluir publicidade e promover um produto ou serviço na alimentação, como TopView, criar desafios promovidos com hashtag de uma marca, os efeitos da marca de upload, etc. No caso dos Instagram Reels, por enquanto, a única opção é pagar aos criadores para colocar o produto no vídeo.
No entanto, Reels vai permitir vender produtos de sua plataforma antes do final do ano, conforme prometido pelo Facebook. Se a funcionalidade não chegar em 2020, com certeza será habilitada no próximo ano.
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A idade média dos usuários:
Em média, os usuários que usam TikTok são muito mais jovens do que aqueles que usam Instagram Reels, e isso apesar do fato de que a idade média dos usuários TikTok aumentou nos últimos meses.
Uso de Hashtags:
TikTok tem hashtags de tendência, algo como os “tópicos de tendência” da plataforma. Nos Momentos, não há hashtags que possam ser consideradas tendências naquele momento. Eles podem ser usados, sim, como as hashtags no resto das postagens do Instagram.
Algoritmo:
O algoritmo do TikTok é baseado no comportamento do usuário dentro do aplicativo, para mostrar a ele o conteúdo que ele pode gostar na guia “Para você”. Para isso, o sistema avalia quantas vezes aquele conteúdo se repete, as interações e reações com esses tipos de vídeos, bem como as informações e configurações de sua conta e até mesmo o tipo de aparelho que o usuário utiliza.
No caso dos Instagram Reels, trata-se de oferecer conteúdo relevante na guia “Explorar”, mas não há o mesmo nível de personalização no conteúdo que é exibido. O Instagram tem que melhorar o algoritmo de Reels para oferecer ao usuário uma experiência tão enriquecedora quanto a do TikTok.
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