Dicas para economizar mais água na hora de lavar roupa. Acreditamos que a economia de água ao lavar a roupa depende apenas da modernidade do nosso eletrodoméstico? Não é nada disso. É verdade que existem lavadoras projetadas para controlar o nível através de sensores, mas boa parte da economia vem dos critérios e práticas que implementamos.
Economizamos água recorrendo a fórmulas domésticas que, de geração em geração, ajudaram a manter a roupa em boas condições. Como veremos, não se trata apenas de gastar menos água do que o necessário na máquina de lavar, mas de estratégias para reduzir a lavagem.
1. Compre uma máquina de lavar que economize água
Essas lavadoras economizam água, detergente e amaciante de roupas por meio de dispositivos que gerenciam os produtos com base na sujeira, tecido e quantidade de roupa. Por outro lado, a tendência dos fabricantes é produzir modelos econômicos, dada a pressão ecológica.
2. Separe e coloque a carga completa para lavar
Vamos separar por cor e por tipo de tecido, pois as fibras têxteis requerem ciclos de lavagem diferentes dependendo de serem naturais ou sintéticas. O uso de mais ou menos água também depende dessa classificação.
Lavar roupa na máquina de lavar todos os dias não parece uma boa opção se você mora sozinho ou se há poucos na casa.
3. Não lave a peça inteira, mas vá direto para a sujeira ou mancha
Desde que não sejam meias ou roupas íntimas, é provável que certas peças de roupa possam ser usadas mais de uma vez. E em caso de acidente, como suor ou mancha de comida, existem truques que podem impedir a lavagem total.
Por exemplo, uma mancha de suor pode ser lavada com cerca de duas colheres de vinagre diluído em água ou com um pouco de bicarbonato de sódio ou limão. Aplicamos qualquer um desses produtos na mancha, deixamos agir por algumas horas e depois removemos lavando a área à mão.
As manchas de maquiagem saem com a mistura que já conhecemos de água e vinagre, deixando agir por duas horas. Por sua vez, o sangue pode desaparecer sob a ação do peróxido de hidrogênio. Deixamos por meia hora na parte afetada e depois lavamos com água e sabão.
Como podemos ver, as vezes não é pertinente lavar toda a roupa.
4. Lavagem à mão
As roupas menores são laváveis à mão. O interior pode ser na hora do banho, deixando o mais pesado e exigente para a máquina de lavar. Usaremos pouca água e teremos melhores resultados.
Além disso, há desafios de limpeza que só é bom enfrentar dessa maneira, como os punhos e golas das camisas. A máquina de lavar e seus ciclos, em muitos casos, são insuficientes para sudorese e percussão.
Ou um contratempo comum entre as crianças, como chiclete grudado na roupa. O gelo no chiclete é muito eficaz, principalmente se pegarmos o troco e colocarmos no freezer . Em poucas horas, a goma estará endurecida e será muito fácil removê-la manualmente.