TikTok lança recurso para bloquear vídeos que podem causar epilepsia. A nova ferramenta TikTok permitirá aos usuários evitar conteúdo fotossensível que pode desencadear ataques epilépticos.
Ao entrar no TikTok, a página principal mostra um fluxo de postagens aleatórias que são selecionadas por um algoritmo de forma personalizada para cada usuário. No entanto, esse sistema também pode expor as pessoas a verem algo potencialmente prejudicial à saúde.
Esse é o caso de pessoas com epilepsia, imagens que envolvem luzes e cores piscando podem desencadear convulsões. Por esse motivo, o TikTok introduziu um novo recurso que ajudará a proteger os usuários de conteúdo fotossensível.
>>TikTok entra novamente na Justiça para não ser banido dos EUA
“Estamos comprometidos em tornar o TikTok mais acessível a todos e, dada a natureza visual de nossa plataforma, estamos começando este trabalho com uma série de recursos fotossensíveis”, disse Joshua Goodman, diretor de Produto, Confiança e Segurança da TikTok.
Na seção Acessibilidade do painel de configuração do aplicativo, os usuários poderão ativar um novo switch que serve para omitir automaticamente do perfil todos os vídeos que apresentem conteúdo fotossensível.
Além disso, na primeira vez que eles encontrarem tal postagem na página inicial do TikTok, um aviso aparecerá na tela convidando-os a pular todos os vídeos futuros com imagens piscando.
>>Snapchat lança destaques com objetivo de destronar o TikTok e os Reels
Há alguns meses, a rede social introduziu um recurso para alertar os criadores de conteúdo, toda vez que eles “produzirem vídeos com efeitos”, de que eles podem desencadear epilepsia fotossensível.
Atualmente, a TikTok está trabalhando com uma série de organizações líderes em epilepsia nos Estados Unidos, Canadá, Europa, Japão e Coréia do Sul, com o objetivo de divulgar esse novo recurso e aumentar a conscientização sobre a doença em geral.
>>Tutorial de como colocar textos temporários em seus vídeos no TikTok