Nutricionista revela quantas vezes o óleo pode ser usado para fritar?

Nutricionista alerta que reutilizar o óleo ou deixá-lo queimar pode causar infarto ou até câncer

Vida saudável – Nutricionista revela quantas vezes o óleo pode ser usado para fritar?

Muitas vezes, para não gastar tanto e reduzir custos, em residências e empresas óleo de fritura é reaproveitado. Esta prática pode ser prejudicial para a saúde do seu corpo

Quantas vezes o óleo de fritura pode ser reutilizado?

A nutricionista Stephanie Stinisky explicou ao America TV que o óleo não deve ser reaproveitado mais de três vezes, pois quando esse insumo é exposto a altas temperaturas inicia automaticamente sua degradação produzindo substâncias nocivas, como os radicais livres que causam danos em nível celular.

“Quando é aquecido repetidamente, aparecem ácidos graxos como os do grupo trans, que aceleram o processo de coagulação do sangue, aumentando o risco de sofrer um ataque cardíaco, obesidade, envelhecimento prematuro, diabetes, hipertensão, espinhas ou até câncer”, disse ela.

Por sua vez, Miuki Barriga, alertou que consumir óleo queimado é um “veneno” para a saúde da pessoa e do planeta se este produto for jogado no ralo.  Nesse sentido, recomendou o uso de óleos como azeite extra vigem ou óleo de coco, pois resistem melhor às altas temperaturas.

“No caso dos óleos de soja e girassol, eles são os mais amplamente disponíveis para fritura, mas queimam muito rápido”, diz Miuki.

Recomendações para o uso ideal do óleo e ter uma Vida saudável

1- Evita o superaquecimento do óleo. Não deixe que o óleo queime, pois isso significa que ultrapassou a temperatura de segurança.

2- Remova as impurezas restantes do óleo que você irá armazenar, se a aparência estiver turva ou densa, você deve descartá-lo, mas lembre-se de não jogá-lo na pia,.

3- Se você guardar o óleo para fritar novamente, guarde-o em um local escuro, pois a luz o oxida. A nutricionista destacou que o óleo pode ser reaproveitado até três vezes, mas dentro de um mês se for mantido no estado correto.

4- Se você fritar carnes ou outros alimentos congelados, deixe-os descongelar primeiro e retire o máximo de líquido possível para que não entre em contato com o óleo e o desfaça.