Aprenda limpar seu rosto de acordo com o seu tipo de pele.
Na hora de limpar a pele, uma questão fundamental é saber que tipo de pele você tem e com base nisso os produtos e a rotina que você deve realizar.
Pele oleosa
Se seu rosto está exposto a inúmeros poluentes, porque você mora ou trabalha em uma cidade grande, ele precisará do máximo de higiene para ficar radiante. A falta de hidratação faz com que fique firme e com um tom opaco, então o contato com a água é ótimo. Os seus são lavadores de enxágue.
Para peles mais oleosas, melhores ingredientes purificadores, como ácido salicílico ou zinco.
Se for normal ou misto, opte por ativos hidratantes, como a glicerina.
Se for grosso, espalho o produto com um pincel para distribuir melhor e retirar as impurezas.
Rotina
Use produtos diários que requeiram enxágue com água.
Faça duas cascas por semana. Os cremes muito desincrustantes são adequados para a sua pele.
Evite limpadores que contenham surfactantes mais fortes (sulfatos) em favor de outros que sejam igualmente eficazes e mais respeitosos com sua pele (betaínas e glicosídeos).
>>A importância de esfoliar a pele e porque não fazer com tanta frequência
Pele normal o mista
Você tem a vantagem de poder combinar as texturas de acordo com seus gostos. Como sua pele aceita todos os tipos de limpadores, com ou sem água, o melhor é escolhê-los de acordo com suas preferências ou com a época do ano. Nas mais quentes, opte por um gel de limpeza com enxágue e se notar que está (ou está) ligeiramente seco, use um leite de Demaquilante.
Rotina
Não se esqueça da limpeza diária com produtos com ou sem água.
Esfolie a pele uma vez por semana com um produto com grânulos pequenos (são mais macios quanto menores) para completar sua rotina.
Evite texturas que o façam sentir tenso ou irritado. O objetivo é que sua pele fique radiante, mas utilizando os produtos que lhe dão mais conforto.
>>Máscaras para glúteos: veja como ter uma pele perfeita naturalmente
Pele sensível e/ou reativa
É exigente e aprecia texturas ligeiramente mais untuosas. Os leites e cremes de limpeza de hoje são bons e não são gordurosos. Se preferir o contato com a água, óleos micelares ou desmaquilhantes são uma opção muito interessante, principalmente se sua pele for madura. São aplicados secos para remover vestígios de graxa e, em seguida, adiciona-se água.
Rotina
Use produtos suaves para sua limpeza diária
Faça um peeling enzimático por semana. É mais suave porque os produtos não possuem partículas abrasivas, mas princípios ativos que se dissolvem no creme e não são apreciados ao toque (extratos de mamão e abacaxi, papaína).
Evite enxaguar o matagal imediatamente. Deixe agir por 5 a 15 minutos e enxágue com água morna.
Pele muito sensível
Você precisa de limpadores para peles sensíveis, que sejam hipoalergênicos e não comedogênicos, ou seja, não causem espinhas ou cravos, para minimizar o risco de problemas de pele. Águas micelares frescas e leves são perfeitas, pois contêm apenas uma pequena proporção de surfactantes.
Se sua pele é atópica e especialmente reativa (vermelhidão, coceira), a melhor opção é um dermocosmético de farmácia com o mesmo pH fisiológico da pele e que proteja contra o ressecamento.
Rotina
Use produtos de limpeza extra macios com ingredientes como calêndula, rosa mosqueta ou aloe vera. – A cada 2 ou 3 semanas faça um peeling enzimático.
Evite tônicos com álcool. Não use esfregões com partículas muito grossas, eles podem ser muito agressivos.
>>Quatro sinais de que você está cometendo erros ao esfoliar a pele