Estes são os benefícios do poderosos grão-de-bico para a saúde
O grão de bico está sendo incluído no cardápio das famílias brasileiras com mais presença, já que com eles podemos incluir uma quantidade significativa de ingestão de nutrientes. Essas leguminosas têm ótimas propriedades a oferecer ao nosso organismo e o mais importante é que podem reduzir os acidentes cardiovasculares.
Além de reduzir os problemas cardíacos, essa leguminosa traz outros benefícios à saúde.
Entre as propriedades do grão-de-bico, podemos incluir os ácidos graxos insaturados. Seus principais nutrientes são proteínas vegetais com alto teor de aminoácidos essenciais e carboidratos complexos, além de rico teor de fibras.
Possui também micronutrientes como cálcio vegetal, potássio, magnésio, fósforo e várias vitaminas B, que contribuem para o funcionamento do sistema nervoso central.
Quais são os benefícios do grão de bico?
Além de prevenir acidentes cardiovasculares e ajudar o sistema nervoso central a funcionar adequadamente, essa leguminosa oferece os seguintes benefícios:
Colesterol: Graças ao seu alto teor de esteróis vegetais, atribui propriedades hipolipemiantes ao grão-de-bico, ou seja, auxilia no controle do colesterol e de outros lipídios no sangue, representando um benefício na redução dos fatores de risco cardiovascular.
Saciedade: Devido ao seu alto valor em fibras e proteínas vegetais, e também porque requer mastigação, o grão de bico, como outras leguminosas, favorece a saciedade no corpo.
Peso: devido ao aumento da saciedade produzida pelo grão de bico, contribui para a redução da ingestão de diversos alimentos, segundo estudo. Por isso, esta leguminosa passa a ser uma das candidatas da nossa dieta alimentar para emagrecer.