Você sabia que laranja inteira é mais saudável que suco?
Os benefícios de comer uma laranja inteira são muito melhores do que os do suco, pois contém mais vitaminas e mantém as fibras alimentares, nutrientes que desaparecem quando bebemos apenas o suco. Além disso, ao espremer a fruta, perdem-se pectinas e celulose e aumentam seus níveis de açúcar.
Ao contrário, comer a polpa da laranja regula os níveis de açúcar no sangue e nos permite aproveitar ao máximo todos os nutrientes saudáveis que ela contém.
O suco de laranja pode ser muito prejudicial
Beber suco de laranja no café da manhã pode não ser tão saudável. Se consumido com cereais ou pão, a acidez da fruta dificulta a digestão e ajuda a amplificar a acidose. Se levarmos em conta que geralmente o bebemos com o estômago vazio, o efeito acidificante é mais prejudicial.
O suco embalado é ainda pior, contendo açúcar ou adoçantes adicionados, bem como grandes quantidades de água. Nutricionistas afirmam que beber um suco de laranja embalado é como consumir água, açúcar e conservantes, portanto, é tão prejudicial quanto beber um refrigerante.
Para atender às necessidades diárias de vitamina C, devemos consumir uma laranja grande e inteira ou duas laranjas pequenas. Isso ajudará a manter nossas defesas altas para evitar resfriados de inverno.
Você bebe suco de laranja no café da manhã? É hora de você mudar seus hábitos alimentares por outros mais saudáveis.
Por que é melhor comer a laranja inteira?
A laranja inteira contém açúcar, mas está ligada à fibra, o que ajuda a absorvê-lo lentamente e não produz picos de insulina. Na verdade, se retirarmos a polpa da fruta, o açúcar produz um aumento da glicose, que se transforma em gordura.
A laranja não só é saudável pelo alto teor de vitamina C, como também contém grande quantidade de fibras, que favorecem a digestão e o trânsito intestinal. Esses tipos de nutrientes também aumentam a sensação de saciedade, mas as calorias são as mesmas, 40 calorias por 100 gramas de fruta.
Quando comemos a laranja inteira aproveitamos todas as substâncias bioativas benéficas, como o beta-caroteno, que faz parte da síntese da vitamina A. Também contém substâncias que protegem as células, como a luteína e a zeaxantina.
O teor de vitamina C da laranja é maior quando a fruta é consumida inteira, pois essa vitamina não dura muito se for exposta à luz e ao ar. Além disso, o suco de laranja não é um substituto para as cinco porções de frutas que devem ser consumidas diariamente.
>Bicarbonato de sódio e limão: conheça os benefícios dessa combinação