Caminho Digital oferece mais de 40 cursos gratuitos online. Nesta sexta-feira (25/03), foi realizado o lançamento do novo programa do governo federal, intitulado Caminho Digital. O registro aconteceu durante um evento no Palácio do Planalto, onde o Ministério do Trabalho e Previdência entregou uma segunda rodada de ações pertencentes ao Programa Renda e Oportunidade.
O ministro do Trabalho e Emprego, Onyx Lorenzoni, destacou a oferta de cursos gratuitos ao apresentar as medidas.
“Na semana passada foram anunciadas cinco medidas, que vão injetar 165 bilhões de reais na economia e hoje mais três medidas dentro do Programa de Renda e Oportunidade. Uma delas é a que abre o caminho digital para aperfeiçoamento profissional por intermédio de 48 cursos gratuitos online a 5 milhões de pessoas, com vários acordos de cooperação”, afirmou Lorenzoni.
O Caminho Digital é programa que busca oferecer capacitação digital e inserção profissional a milhões de cidadãos brasileiros.
O conteúdo destes cursos estão divididos em diferentes níveis de conhecimento e aborda os temas:
- Letramento Digital (conceitos iniciais, crescimento profissional e educacional);
- Produtividade (habilidades básicas para explorar a produtividade pessoal e colaborativa);
- Introdução à Programação (conceitos iniciais em linguagem de programação);
- Profissionalizante (para jovens e adultos que desejam seguir carreira no mercado de tecnologia);
- Avançados em TI (foco em conhecimentos avançados e otimização do desempenho individual).
O projeto foi desenvolvido em parceria com a Escola do Trabalhador 4.0 e a Microsoft Brasil. A plataforma oferece ainda um teste de carreira, que busca auxiliar o trabalhador na escolha do curso mais adequado de acordo com suas pretensões profissionais.
A plataforma também oferece um Teste de Carreira, que busca auxiliar o trabalhador na escolha do curso mais adequado de acordo com suas pretensões profissionais.
Os cursos contam com monitores para auxiliar os participantes e com certificado assinado em conjunto pela Microsoft e pelo Ministério do Trabalho e Previdência.
O Programa Caminho Digita também deve promover a integração da Escola do Trabalhador 4.0 com o Sistema Nacional de Emprego (SINE). Os trabalhadores que comparecerem aos postos de atendimento do SINE poderão efetuar a inscrição na Escola diretamente no local.
Como se inscrever?
As inscrições também podem ser feitas no endereço gov.br/caminhodigital;