Descubra por que o vinho não deve faltar na sua cozinha
Muito se tem falado sobre os benefícios do vinho para a saúde física e mental, aliás está provado que é o melhor aliado na alimentação, não só como bom companheiro mas como bom ingrediente, claro que com moderação.
Encontrará a importância do vinho muitas vezes integrado em diferentes receitas culinárias, para realçar sensações organolépticas ou diferentes texturas. Acabou por ser um excelente complemento para cozinhar líquidos, transmitindo toda a sua delicadeza principalmente aos ensopados e ensopados. Por isso, deve saber porque é que o vinho não deve faltar na sua cozinha.
De referir que o vinho pode ser utilizado no preparo de carnes assadas ou cozidas, peixes, massas, molhos e até sobremesas. Esta é escolhida de acordo com o tipo de alimento que compõe o prato, por exemplo no caso de carnes vermelhas espumantes e carnes brancas para peixes e mariscos, enquanto os portos para algumas sobremesas.
O vinho tem quatro funções principais na cozinha: caramelizar, marinar, temperar e unir os ingredientes. Ajuda a caramelizar os sucos resultantes da cozedura, seja no assado ou salteado.
Também é usado para marinar alimentos (geralmente todas as carnes) antes de cozinhar. Este procedimento ajuda a transferir um aroma que procuramos e outro a conseguir que estes alimentos percam um pouco do seu aroma original.
É utilizado também como molho simples e aliado de substâncias aromáticas, em marinadas e marinadas tem o poder de melhorar o sabor das carnes, amaciar as peças e temperar caldos, cremes e molhos com grande elegância.
Existem vários exemplos da contribuição do vinho tinto em carnes cozidas ou cozidas, carnes assadas em vinho tinto e muitos mais. Com relação aos vinhos brancos, você pode fazer deliciosos risotos, peixes, mexilhões, mariscos, molhos para massas e muito mais.
O vinho, especialmente os leves e o espumante, também é usado como ingrediente em sobremesas frias ou frescas, frutas cozidas no vinho (como peras no vinho ou compotas de Natal, mousses e bolos), nas quais o vinho é o principal elemento de todas as frutas frescas que compõem a sobremesa.