Dificuldade para ir aos postos do Detran: veja como emitir documento online.
Motoristas têm enfrentado uma espera superior a três meses para conseguir agendar atendimento nos postos do Detran RJ e emitir o documento 2020, apesar de já terem pago a taxa. Para não precisar comparecer a uma unidade, a emissão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é uma alternativa.
O funcionário público J. P., de 58 anos, que não quis se identificar, ficou furioso ao não ser atendido no posto em Vilar dos Teles, em São João de Meriti. Depois de muitos dias tentando fazer a marcação, inclusive de madrugada, acreditava que finalmente tinha tido sucesso ao encontrar um horário vago:
“Cheguei lá e eles falaram que eu não estava agendado e, por isso, não poderiam me atender. Teoricamente, eu deveria ter esperado a página virar para emitir um protocolo. Foi viagem perdida! Vou ter que voltar”. O Detran RJ informou que, para realizar o agendamento, é necessário cumprir todas as etapas até a conclusão da marcação. Caso contrário, o serviço não será marcado.
>Detran SP autoriza retomada das aulas teóricas presenciais
O órgão ainda acrescentou que há uma forma mais prática e segura para esse tipo de serviço durante a pandemia: o Certificado de Licenciamento digital, o qual pode ser emitido sem sair de casa. O documento pode ser baixado em até cinco dispositivos, como celulares e tablets, ou impresso em casa mesmo, e possui a mesma validade do documento em papel.
Durante a pandemia, quase todas as unidades do Detran precisaram ser fechadas e, com isso, surgiu uma grande demanda reprimida que agora está somada à demanda usual do órgão. Para resolver a questão, o órgão informou que vem buscando medidas para resolver “a difícil equação” de oferecer serviços na quantidade demandada e continuar seguindo as restrições sanitárias.
>Detran libera 15 mil vagas para exames práticos de habilitação (CNH) no RJ
Veja como emitir o CRLV digital:
Após quitar a Guia de Recolhimento de Taxas (GRT), no site do banco Bradesco, e o seguro DPVAT, no site da seguradora Líder, o interessado deve baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito. O procedimento deve ser feito 24 horas após o pagamento;
- Para fazer o acesso, deve ter, antes, cadastro no portal gov.br. Se já for cadastrado, basta colocar o CPF e clicar em avançar;
- Em seguida, o motorista deve baixar o aplicativo CRLV Digital. Depois de fazer o login, deve clicar em “veículos”;
- Nos campos, deve informar o Renavam, além do número de segurança do CRV (com 12 caracteres). Por fim, aperte em “incluir”;
>A partir desta segunda-feira o Detran libera CRLV digital e sem agendamento
Fonte: EXTRA