Este é o número exato de ovos que você deve comer por semana
Os ovos não são alimentos que tiveram uma vida tranquila. Com o passar dos anos, sua imagem mudou. Superada a má fama que relacionava o consumo de ovos ao aumento do colesterol ruim, e eliminada a recomendação de comer no máximo três por semana, passaram a permitir um ovo por dia.
>Receitas simples e caseiras para fazer guloseimas para o seu cachorro
Agora, pesquisadores de seis universidades europeias mudaram esse critério e colocaram um novo limite no consumo semanal de ovos. Quatro por semana é o mais saudável para o seu coração.
>O que significam as manchas brancas nas unhas e quando você deve se preocupar?
O estudo, em que a Universidade de Navarra, na Espanha, tem colaborado e que foi publicado no European Journal of Nutrition, defende que “provavelmente não há nenhuma razão científica séria para desencorajar o consumo de ovos na população em geral”, pelo contrário, tudo o contrário. “Eles tendem a ser mais protetores do que prejudiciais”, diz o relatório, apontando que podem ajudar a prevenir ataques cardíacos, derrames, mortes cardiovasculares ou doenças cardiovasculares.
>Doce de maçã caseiro sem açúcar: tentação deliciosa, culpa zero
A pesquisa visa acabar com a má fama que os ovos possuíam décadas atrás e que em 2019 voltaram ao primeiro plano devido a uma investigação realizada pela Northwestern University School of Medicine, em Evanston, Illinois (EUA).
>Picolés de iogurte com 4 ingredientes para compartilhar com a família
De acordo com o texto publicado pelo Journal of the United States Medical Association (JAMA), consumir dois ovos por dia aumenta o risco de doenças cardiovasculares em 17% e o risco de morte em geral em 18%. Um consumo moderado (3 ou 4 por semana) aumentaria o risco de desenvolver doenças cardiovasculares em 6% e o risco de morrer em geral em 8%.
- Ovo frito: 232 calorias / 100 gramas
- Ovo cozido: 147 calorias / 100 gramas
- Omelete francesa: 170 calorias / 100 gramas