INSS alerta aposentados e pensionistas para novo golpe pelo WhatsApp
Grupos fraudulentos atualizam suas técnicas de tempos em tempos para pegar suas vítimas de surpresa. Com o desenvolvimento de novas tecnologias, é cada vez mais comum que esses golpes sejam realizados por meio de aplicativos. Essas novas tecnologias permitem que os golpistas alcancem mais pessoas, ampliando assim o número de vítimas em potencial.
Nesta quarta-feira (23/03), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que alertou aposentados e pensionistas para um novo golpe através do WhatsApp, que acontece em todo país.
Como o no golpe acontece?
Segundo o Instituto, o golpistas estão se passando por uma suposta “Central de Atendimento” do INSS, que funciona no WhatsApp. Tudo é bem produzido. Os criminosos tem todas as informações básicas dos segurados para iniciar o primeiro contato e ainda fornecem número de protocolo para passarem credibilidade e obterem mais informações.
Na mensagem encaminhada pelos golpistas pelo WhatsApp, eles utilizam até da imagem da Helô, uma assistente virtual do INSS, para tentar obter mais dados pessoais dos beneficiários. O objetivo é roubar o dinheiro do segurado.
INSS divulga lista para evitar cair nesse tipo de golpe
- – O INSS nunca busca o segurado pelo WhatsApp para “conversar”.
- – Mantenha seus dados atualizados pelo Meu INSS ou pelo telefone 135;
- – Não atenda a solicitação no WhatsApp, desligue a ligação e bloqueie o contato;
- – O Instituto nunca não pede o envio de fotos de documentos pelo WhatsApp
- – O número do SMS usado pelo Instituto para informar os cidadãos é 280-41.
- – O órgão nunca manda links, nem pede documentos pelo SMS.
- – Só utilize os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS
Como INSS se comunica com o segurado?
O INSS só entra em contato com aposentados e pensionistas por meio do e-mail, telefone e endereço no seu cadastro. Você pode atualizar seus dados pelo site oficial Meu INSS ou através da Central 135.
Caso o segurado tenha sido notificado e ainda tem alguma dúvida, poderá ligar no 135, o telefone oficial do Instituto para confirmar a informação.