INSS: AgĂȘncias do retomam atendimento presencial a partir de hoje (14)

INSS: AgĂȘncias do retomam atendimento presencial a partir de hoje (14)
INSS: AgĂȘncias do retomam atendimento presencial a partir de hoje (14)

INSS: AgĂȘncias do retomam atendimento presencial a partir de hoje (14).

Da AgĂȘncia Brasil – As agĂȘncias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retomam as atividades presenciais a partir de hoje (14) em todo o paĂ­s. Nesta primeira fase de reabertura, somente os atendimentos agendados previamente serĂŁo realizados nas agĂȘncias, incluindo, em alguns casos, a retomada da perĂ­cia mĂ©dica previdenciĂĄria, que ocorrerĂĄ apenas em unidades especĂ­ficas.

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De acordo com o INSS, cerca de 600 agĂȘncias estarĂŁo reabertas. O nĂșmero representa menos da metade das unidades do INSS, mas corresponde Ă s maiores agĂȘncias, as que tem maior capacidade de atendimento. O governo deve divulgar ao longo da semana a lista completa das agĂȘncias abertas, mas o segurado jĂĄ pode consultar a informação no aplicativo Meu INSS ou no telefone 135.

“As pessoas sĂł devem ir Ă s agĂȘncias estando com agendamento prĂ©vio feito pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS. Qualquer dĂșvida pode ser tirada pelo 135 ou pelo chat HelĂŽ. dentro do aplicativo”, afirmou o presidente do INSS, Leonardo Rolim GuimarĂŁes, na Ășltima sexta-feira (11), ao anunciar a reabertura. O horĂĄrio de funcionamento das agĂȘncias serĂĄ de 7h Ă s 13h, de segunda a sexta.

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“Um outro ponto importante que a gente precisa lembrar as pessoas Ă© que nĂŁo devem procurar agendamento para aqueles serviços que podem ser feitos de forma remota, por exemplo, uma aposentadoria, pensĂŁo, salĂĄrio-maternidade. Esses serviços continuam sendo feitos remotamente”, acrescentou Rolim.

Procedimentos de reabertura

AlĂ©m do nĂșmero limitado de atendimentos, as pessoas que forem Ă s agĂȘncias devem usar mĂĄscaras e ter a temperatura corporal aferida por meio de termĂŽmetro infravermelho. Se for constatada temperatura acima de 37,5 graus, o segurado nĂŁo poderĂĄ nem sequer entrar na agĂȘncia, e ainda serĂĄ orientado a procurar um serviço mĂ©dico.

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As orientaçÔes incluem chegar pouco antes do horĂĄrio marcado, para evitar a formação de filas, e manter o distanciamento mĂ­nimo de um metro das outras pessoas. Servidores do INSS usarĂŁo equipamentos de proteção individual durante os atendimentos. No caso das agĂȘncias que contarĂŁo com o serviço de perĂ­cia mĂ©dica previdenciĂĄria, houve um reforço ainda maior nos protocolos de higiene.

Entre os serviços que poderĂŁo ser realizados presencialmente estĂŁo o cumprimento de exigĂȘncia, avaliação social, justificação administrativa ou social (caso em que a pessoa precisa levar um documento para comprovar tempo de serviço que nĂŁo nĂŁo estĂĄ no cadastro oficial), reabilitação profissional e perĂ­cia mĂ©dica (apenas em algumas agĂȘncias).

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Antecipação de benefícios

Desde março, quando o atendimento presencial foi suspenso, o INSS informou que foram concedidas antecipaçÔes de 186 mil benefĂ­cios de Prestação Continuada (BPCs), pago a pessoas com deficiĂȘncia, e 876 mil antecipaçÔes de auxĂ­lios-doença. Ainda segundo a autarquia, o governo reduziu a quantidade de requerimentos que estavam sob anĂĄlise do INSS desde o inĂ­cio da pandemia.

Em junho do ano passado, quando a fila de requerimentos que dependiam de um parecer da autarquia chegou ao ĂĄpice, havia um total de 2,32 milhĂ”es de pedidos em anĂĄlise. Em janeiro desse ano, a fila tinha caĂ­do 1,635 milhĂŁo. No inĂ­cio da pandemia, em março, quando o INSS fechou o atendimento ao pĂșblico, houve uma nova redução, para 1,30 milhĂŁo. Hoje, essa fila estĂĄ em 758 mil.

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Apesar da redução do nĂșmero de requerimentos sob anĂĄlise do INSS, aumentou a quantidade de requerimentos em exigĂȘncia, que sĂŁo aqueles que dependem de uma informação complementar ou documento por parte do segurado. Atualmente, esses requerimentos somam 906 mil na fila.