Sequestro do WhatsApp: eles podem roubar sua conta com este novo golpe
Um novo golpe do WhatsApp permite que alguém roube a conta de qualquer usuário; esse é o aviso do Escritório de Segurança Interna que tem sido publicado hoje em dia. Mas o que devemos fazer para nos proteger deste ataque?
>Como remover a “escrita” no WhatsApp? Siga estas etapas simples
O WhatsApp é uma das plataformas de mensagens mais usadas tanto na Brasil quanto no resto do mundo. Basta dar uma olhada em seus números incríveis, já acumulando mais de 2 bilhões de usuários de todo o planeta.
>Truque do WhatsApp que faz o celular ler suas mensagens em voz alta
Apesar das inúmeras vantagens deste aplicativo, devemos também tomar certas precauções, uma vez que os cibercriminosos estão sempre à espreita em busca de novas vítimas. É por isso que explicamos recentemente como fechar todas as sessões do WhatsApp, evitando assim ser espionado.
Neste caso, viemos contar sobre um novo golpe que consiste em sequestrar nosso WhatsApp, roubar controle e acessar nossos próprios chats do aplicativo.
>Truque do Chrome que te impedirá de cair em golpes na internet
Sequestro do WhatsApp: eles podem roubar sua conta com este novo golpe
Como eles explicam do OSI (Escritório de Segurança Interna), o chamado “sequestro do WhatsApp” é um novo tipo de ataque que está gradualmente ganhando popularidade e adicionando vítimas entre os usuários.
>Direct do instagram vai se tornar o messenger? Entenda atualização
Esse novo golpe é baseado em engenharia social, então o cibercriminoso dificilmente precisa de recursos, basta ter o WhatsApp instalado em um celular e o número de telefone da vítima.
Como o WhatsApp só permite que você tenha uma conta por número, os hackers conseguem obter o código de verificação que seria enviado ao proprietário do número, ganhando assim o poder da sua conta. Em seguida, eles pedirão dinheiro ao proprietário para devolver o acesso à conta do WhatsApp.
>Saiba como descobrir se alguém está roubando seu WiFi
Vamos dar um exemplo prático para entender melhor. Um homem chamado Jorge está em casa quando de repente recebe um SMS no qual o WhatsApp lhe envia um código de verificação para reativar sua conta. Como Jorge não pediu nada, ele decide seguir em frente com o assunto.
No entanto, em cinco minutos ele recebe uma mensagem de seu melhor amigo, na qual ele explica que acabou de comprar um celular novo e ao não vincular seu número de telefone ele decidiu usar o de Jorge. Na mesma mensagem, o suposto amigo também pede o código de verificação.
>Instagram manteve coisas deletadas em seus servidores por mais de um ano
Inocentemente Jorge lhe envia o código, caindo na armadilha, porque ele acabou de lhe dar o controle de sua conta no WhatsApp sem saber. Claro, não é sobre seu amigo, mas um cibercriminoso que roubou sua conta e agora pede dinheiro em troca de devolver seu WhatsApp.
>WhatsApp: você sabia que pode ouvir os áudios antes de enviá-los?
Como se proteger dessa decepção
Felizmente, evitar cair nessa bugiganga é bastante simples. Em primeiro lugar e para todos, como é óbvio, nunca devemos compartilhar um código de verificação do WhatsApp que vem até nós por SMS. Mesmo se for solicitado por um membro da família ou ente querido, pode ser alguém se passando por eles.
>Este truque ajudará você a descobrir quem te bloqueou no WhatsApp
Como medida adicional, podemos ativar a verificação em duas etapas, um sistema que adiciona uma camada extra de segurança ao WhatsApp e com a qual será mais difícil roubar nossa conta.