Dicas para se destacar em uma entrevista de emprego por videochamada.
Mais e mais entrevistas de emprego são realizadas por videochamada, via Zoom, Skype ou FaceTime. Nesse novo sistema – que o coronavírus normalizou – o estresse dos candidatos e a falta de preparo podem causar truques.
>Grátis e com certificado: Sites com cursos online para acrescentar no currículo
O que fazer para que uma entrevista seja bem-sucedida?
O instrutor de trabalho Dominic Joyce compartilhou com a BBC oito teclas para você fazer o seu melhor em sua próxima entrevista em vídeo.
>Veja como conseguir emprego mesmo não sendo tão qualificado para o cargo
1. Seu nome de usuário
“É a primeira coisa que você deve considerar”, diz Joyce. Estamos falando do nome que aparece vinculado ao seu perfil do Zoom ou a qualquer outra ferramenta de chamada de vídeo.
“Verifique se a aparência é profissional, porque você não sabe quem será seu público”, diz o instrutor de trabalho. Por exemplo, verifique se você não tem um apelido ou nome casual; basta colocar seu nome e sobrenome.
>Novo projeto acrescenta mais um mês ao seguro-desemprego: entenda!
2. Bateria cheia
“Verifique se todos os seus dispositivos – laptop, computador, telefone celular – têm uma bateria totalmente carregada e se estão conectados à fonte de alimentação para garantir que você não fique offline no meio da entrevista”, diz Joyce.
3. Login
“Certifique-se de que [os entrevistadores] forneçam os detalhes corretos para fazer login [para conectar-se à reunião]”, diz o especialista. Joyce também aconselha a conexão antecipada para verificar se o sistema funciona.
“Não há nada pior do que chegar atrasado para uma má primeira impressão”.
>Programa de manutenção do emprego: Só um terço do previsto foi pago pelo Governo
4. O ângulo correto
Outra dica importante tem a ver com a maneira como você posiciona sua câmera: o ângulo deve estar “correto”, diz Joyce. Basicamente, sua imagem não parece ser tirada de baixo ou de cima. “Observe que o ângulo está no nível dos olhos e que o fundo parece limpo e arrumado.”
5. Linguagem corporal
“Aja da mesma maneira que você faria cara a cara”, recomenda o coach. Para fazer isso, ele recomenda que você se posicione bem na cadeira, com uma postura reta, faça contato visual e gesticule com as mãos para mostrar interesse e que esteja ouvindo ativamente.
>O que são golpes de emprego e como denunciá-los
6. Tecnologia
“Quanto à tecnologia à sua volta, desligue a TV e os alto-falantes inteligentes, como o Alexa. Recentemente, fizemos uma entrevista com um candidato cuja Alexa começou a recitar a lista de compras”, lembra Joyce. “É cômico, mas nada profissional.”
7. Vestimenta
Outro aspecto importante em uma entrevista de emprego com vídeo chamada é o vestuário. “Você deve se vestir adequadamente para a ocasião”, diz Joyce. “As primeiras impressões contam e você não quer ser visto em uma camiseta e calça em casa”.
>Conheça os 13 piores erros que seu currículo pode ter
8. Notas
“Finalmente, se você tomar notas – porque precisa estar bem preparado -, certifique-se de escrevê-las em folhas de post-it e colocá-las ao nível dos olhos na tela do computador”, diz Joyce.
“Isso é melhor, e não que você esteja olhando o tempo todo no seu notebook.”
>Cursos gratuitos: Estado de SP e Febraban darão aulas de educação financeira