Tarifa Social: novas famílias do Cadastro Único receberão descontos na conta de luz. Com a chegada da pandemia e o agravamento da crise, muitos brasileiros seguem buscando novas maneiras de economizar dinheiro.
Uma dessas alternativas, é o desconto especial que a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) oferece a seus beneficiários.
Quem tem direito de receber o desconto?
- Famílias inscritas no Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo nacional;
- Idosos com 65 anos ou mais ou pessoas com deficiência, que recebam o BPC;
- Famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até três salários-mínimos, que tenha portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) cujo tratamento, procedimento médico ou terapêutico requeira o uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica.
Tarifa Social vai beneficiar novas famílias
Atualmente cerca de 13,1 milhões de famílias são beneficiadas pelo programa que oferece descontos de até 65% diretamente na conta de energia.
Conforme informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mais 10,6 milhões de famílias poderão passar a receber os descontos após o cadastramento automático das famílias inscritas no Cadastro único e no BPC.
A agência ainda revelou que a inscrição automática acontecerá mensalmente, quando o Ministério da Cidadania disponibilizar ao setor elétrico as bases do Cadastro Único e do BPC. O cadastramento automático também ocorrerá nas ligações novas e nas alterações de titularidade.
Como funciona o desconto do Tarifa Social
O desconto é dado levando em consideração o consumo mensal de cada grupo familiar, que pode variar de 10% a 65%, até o teto de consumo de 220 kWh. Veja tabela:
- Quem consumir até 30 KWh, o desconto será de 65% na conta.
- De 31 KWh a 100 KWh, o desconto cai para 40%.
- Já quando o consumo está entre 101 KWh e 220 KWh, a redução é de 10%.