Profissionais da Saúde iniciam treinamento contra o covid-19 por Militares. Hospitais militares começaram a treinar, nesta terça-feira (5), profissionais de saúde das Forças Armadas, para atuar em emergências clínicas e cuidados intensivos com pacientes de covid-19.
Durante dois dias, médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem vão adquirir mais conhecimento técnico-científico sobre o novo coronavírus; suas manifestações clínicas e as normas de proteção individual adequadas.
Assim, os profissionais também receberão treinamento necessário para atuar nas unidades de terapia intensiva e realizar os procedimentos de forma segura.
Desse modo, coordenados pelo Ministério da Defesa, os cursos abordarão protocolos de intubação, tratamento e uso de ventilação de arritmias mecânica.
– Ministério da Saúde confirma 107,7 mil infectados por covid-19 no Brasil
Então, em um primeiro momento, o treinamento será voltado para militares, mas a intenção, segundo o Ministério da Defesa, é abrir também para profissionais civis, conforme a demanda e a disponibilidade de vagas.
Com 40 alunos por turma e carga horária de oito horas por dia, foram abertas inicialmente 480 inscrições distribuídas no Hospital das Forças Armadas (HFA); em Brasília (DF), na Escola de Saúde do Exército (EsSEx); no Rio de Janeiro (RJ), e no Hospital de Aeronáutica de Canoas (Haco), em Canoas (RS).
Ações do Militares contra o covid-19
As ações por todo o Brasil de enfrentamento à COVID-19 não param. Desse modo, Comando Conjunto Amazônia, por intermédio da Força Aérea Brasileira (FAB), transportou, a bordo de um C-130 Hércules, duas toneladas de materiais de saúde, de São Paulo (SP) para Macapá (AP), dentre eles: máscaras, aventais, respiradores e testes rápidos.
Uma outra aeronave, KC-390 Millennium, decolou também de Guarulhos transportando 8,4 mil unidades de álcool em gel com destino a Manaus (AM).
No âmbito do Comando Conjunto Sudeste, militares do 2° Grupo de Artilharia Antiaérea transportaram materiais de Organizações Militares da Baixada Santista para o munícipio de Peruíbe (SP).
Onde esses materiais serão utilizados para equipar um hospital de campanha. No Sul do País, militares transportaram, entre os municípios gaúchos de São Borga e Santiago, cestas básicas.
Então, em outro ponto do País, durante abordagens às embarcações, militares da Agência Fluvial de Cáceres, subordinada à Capitania Fluvial de Mato Grosso; aproveitam as inspeções navais para orientar a população sobre a prevenção ao novo coronavírus.
Já os militares do 5º Batalhão de Infantaria de Selva esclarecerem moradores de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, durante operação em um posto de triagem.
Assim, ações de prevenção também foram realizadas por militares do Comando de Fronteira Rio Negro nas Comunidades indígenas Balaio e Yanomami, na mesma localidade.
– Covid-19: Anticorpo para o coronavírus é descoberto por Israelenses
Agência Brasil