Hidratação para cada tipo de cabelo: Qual dá saúde e brilho a seus fios? Não importa o tamanho, textura, cor ou tipos de procedimentos que são feitos nos fios:
todo cabelo precisa de uma boa hidratação para manter a sua saúde e beleza e, principalmente, devolver a umidade (água) perdida pela fibra capilar devido às agressões externas diárias sofridas pelas madeixas, tais como chuva, sol, poeira, umidade, vento, mar, piscina, chapinha, secador, químicas, etc.
E já que não temos para onde correr quando o assunto é cuidar das madeixas, por que não apostar em uma hidratação caseira para o cabelo
Que além de tratar os fios a partir de ingredientes naturais que você tem em casa, ainda economiza um dinheirinho no fim do mês?!
Os tratamentos capilares caseiros podem ser feitos a partir de inúmeros ingredientes, todos ricos em nutrientes essenciais à fibra capilar, que você pode apostar dependendo do seu tipo de cabelo e, é claro, da real necessidade dos seus fios naquele momento.
Pensando nisso, nesse post, você vai aprender várias receitas de hidratação caseira para o cabelo para cuidar das suas madeixas gastando pouco, mas com o mesmo resultado do salão de beleza!
Vinagre de maçã emagrece, trata o cabelo e a pele: saiba a maneira correta de usar
Como saber quando o meu cabelo precisa de hidratação?
Esta é outra dúvida e dificuldade que muitas pessoas têm, ainda mais depois de saber que a hidratação capilar não é o único tratamento do qual as suas madeixas necessitam no dia a dia para driblar os efeitos dos agentes agressores mencionados acima.
Além dela, a nossa fibra capilar também necessita de outros dois tratamentos que devem ser feitos na rotina para deixar os fios sempre saudáveis e bonitos: a nutrição e a reconstrução.
Este primeiro tem o papel de devolver os óleos naturais perdidos pelos fios, enquanto o segundo é capaz de repor a massa perdida (queratina e outras proteínas e aminoácidos) por eles ao longo dos dias.
É por esta razão que foi criado o chamado cronograma capilar, que nada mais é que uma “agenda capilar” em que você pode alternar esses três tratamentos (hidratação, nutrição e reconstrução) na rotina para deixar as madeixas sempre saudáveis e bonitas.
Mas, se a sua maior dificuldade é saber de qual deles o seu cabelo está precisando neste momento, basta apostar em um truque simples, prático e rápido que chamamos de teste de porosidade capilar.
Para fazê-lo, basta arrancar um fio de cabelo da cabeça (ou pegar algum que esteja caído no seu travesseiro, por exemplo) e colocá-lo em um copo transparente com água.
Depois, você deve observar o que aconteceu com este fio. Se ele boiar, necessita de hidratação; Se afundar, precisa de reconstrução; e se ele ficar no meio (isto é, nem afundar e nem boiar), precisa de nutrição. Fácil, né?!
Hidratação para cabelos cacheados
O cabelo cacheado tem tendência a ser mais seco, porque a oleosidade natural que vem da raiz não chega até as pontas, devido ao efeito “mola” dos fios, que dificulta esse processo.
Por isso, o ideal é hidratar o cabelo de duas até três vezes por semana, para garantir que os cachos não fiquem extremamente ressecados durante a rotina. Uma das hidratações para cabelos cacheados mais eficientes é a de maisena (Maizena, nome da marca), que pode ser preparada da seguinte maneira:
Hidratação de maisena (Maizena):
Ingredientes:
2 colheres de sopa de maisena (Maizena);
2 colheres de sopa da máscara hidratante da sua preferência;
1 colher de sopa de óleo de coco.
Modo de preparação:
Coloque uma xícara de água em uma panela e adicione a maisena. Leve ao fogo por alguns minutos, até que a mistura fique com consistência de máscara de cabelo. Retire do fogo e deixe esfriar. Por fim, misture todos os ingredientes para passar no cabelo. Deixe agir de 20 até 30 minutos e lave o cabelo normalmente.
Hidratação caseira para cabelos crespos
Geralmente, o cabelo crespo é ainda mais seco que o cacheado (por ser ainda mais encaracolado) e, por ser muito fino também, quebra fácil.
Por isso, são necessários alguns cuidados diários que permitam uma boa hidratação.
Para esse tipo de cabelo, é recomendada a máscara de abacate e maionese, que é uma ótima opção e pode ser preparada de forma simples:
Hidratação para cabelos secos
Os cabelos secos precisam de uma hidratação que tenha como efeito o brilho, a hidratação e a suavidade. E para atender essa necessidade, temos a máscara de mel e abacate, que ajuda a nutrir os fios.
Veja como fazer hidratação com mel e abacate no cabelo:
Ingredientes:
3 colhes de sopa de mel;
1 abacate maduro;
1 colher de sopa de óleo de Argan.
Modo de preparação:
Em uma vasilha, descasque e amasse bem o abacate. Acrescente em seguida o mel, e o óleo de Argan. Misture bastante todos os ingredientes e passe no cabelo mecha por mecha, massageando os fios. Espere agir por 20 minutos e lave o cabelo normalmente.
Hidratação para cabelos pintados (coloridos)
Os cabelos pintados (coloridos) sempre precisam de atenção, porque se não forem sempre hidratados, têm a tendência de secar e, então, quebrar. A hidratação de banana com mel é uma boa opção para estes casos.
Veja como fazer hidratação com banana e mel para o cabelo:
Ingredientes:
1 banana madura;
1 potinho de iogurte natural;
3 colheres de sopa de mel;
1 colher de sopa de azeite de oliva.
Modo de preparação:
Descasque a banana e amasse. Adicione em seguida o mel, o iogurte e depois o azeite de oliva. Misture bastante todos os ingredientes e passa no cabelo mecha por mecha, enluvando-as. Aguarde 20 minutos e lave o cabelo normalmente.
Hidratação para cabelos ressecados e quebradiços
Os cabelos quebradiços e ressecados precisam de cuidados diariamente, além da necessidade de serem hidratados de uma a duas vezes por semana.
Para dar mais brilho e emoliência aos fios, a receita mais indicada é a da máscara de glicerina, que pode ser preparada da seguinte maneira:
Veja como fazer hidratação caseira com glicerina para o cabelo:
Ingredientes:
1 tampa de glicerina líquida bidestilada;
2 colheres de sopa de máscara de hidratação da sua preferência.
Modo de preparação:
Misture bem a glicerina com a máscara de hidratação e passe no cabelo, mecha por mecha, deixando a mistura agir de 20 a até 30 minutos. Passado esse tempo, lave o cabelo normalmente.
Deixe que as máscaras com ingredientes naturais atuem de 20 até 30 minutos, para obter os melhores resultados.
Para que o efeito da hidratação seja maior, você pode usar touca térmica (ou de plástico) ou até mesmo uma toalha com água quente enrolada na cabeça.
Confira 28 receitas de hidratação caseira para o cabelo para apostar