6 melhores exercĂ­cios funcionais para perder barriga; vocĂȘ pode fazer dentro de casa

Veja uma lista dos melhores exercícios funcionais para perder barriga e aproveite para incluir em sua rotina e alcançar seus objetivos.

VocĂȘ provavelmente jĂĄ deve ter ouvido falar dos exercĂ­cios funcionais e atĂ© mesmo conhecer alguĂ©m que pratica esse tipo de atividade fĂ­sica – isso se nĂŁo for vocĂȘ mesmo.

De acordo com informaçÔes da Mayo Clinic, organização da ĂĄrea de serviços mĂ©dicos e pesquisas mĂ©dico-hospitalares dos Estados Unidos, os exercĂ­cios funcionais servem para treinar e desenvolver os mĂșsculos de modo que tarefas bĂĄsicas do dia a dia como carregar compras ou jogar bola com as crianças se tornem mais fĂĄceis e seguras.

Ainda segundo a organização, os movimentos da modalidade requerem que os mĂșsculos trabalhem de maneira conjunta, ao mesmo tempo em que enfatizam a estabilidade do core (musculatura localizada ao redor de toda a regiĂŁo do tronco, na altura da linha da coluna lombar, que inclui os abdominais, os lombares, os glĂșteos e os oblĂ­quos) – que tal conhecer o que Ă© e exercĂ­cios do core training?

Acredita-se que os exercícios funcionais, que podem ser feitos com o auxílio de bolas, pesos e kettlebells, também possam diminuir as chances de se lesionar e melhorar a qualidade de vida, quando empregados apropriadamente.

Esses movimentos podem ser utilizados dentro de um programa abrangente para melhorar o equilíbrio, a agilidade e a força muscular de pessoas mais velhas, relatou a instituição.

Mas serå que também podemos esperar que o treinamento funcional seja um dos melhores exercícios para perder barriga?

6 opçÔes de exercícios funcionais para perder barriga

Antes de conhecermos alguns exercĂ­cios funcionais que podem dar uma força para quem deseja perder barriga, precisamos registrar que eles nĂŁo sĂŁo milagrosos. NĂŁo basta fazĂȘ-los para perder a barriguinha extra.

NĂŁo se esqueça ainda de que o exercĂ­cios funcionais para perder barriga tambĂ©m devem ser realizados sob a orientação de um educador fĂ­sico, que saberĂĄ selecionar os movimentos adequados para vocĂȘ, de modo que o seu treinamento seja seguro e eficiente.

Tenha em mente que as orientaçÔes que vocĂȘ verĂĄ na lista abaixo servem somente para que vocĂȘ veja como cada movimento pode funcionar, porĂ©m, nĂŁo substituem as instruçÔes do educador fĂ­sico. Ele Ă© habilitado para ensinar o passo a passo de cada movimento e fazer as modificaçÔes necessĂĄrias nos exercĂ­cios, caso seja necessĂĄrio torna-los menos arriscados para vocĂȘ.

Com as devidas advertĂȘncias passadas, podemos conhecer alguns exemplos de exercĂ­cios funcionais para perder barriga:

1. Corda naval

Ele aparece nesta lista porque acredita-se que o movimento possa promover uma queima calĂłrica elevada. O valor exato varia de pessoa para pessoa.

Funciona assim: a corda fica presa a um poste ou pilastra, de modo que permita que o aluno segure as duas pontas do acessĂłrio. Segurando-as, ele deve executar movimentos ondulatĂłrios com o equipamento.

Também é possível adaptar o exercício e realizar movimentos diagonais, altos, baixos, verticais, horizontais e inclusive acompanhados por agachamentos com a corda naval, sempre conforme as instruçÔes do educador físico, logicamente.

Veja mais dicas de treino com corda naval para os melhores resultados.

2. Prancha

Prancha

A prancha aparece na lista de exercĂ­cios funcionais para perder barrigo porque o seu princĂ­pio bĂĄsico Ă© tonificar os mĂșsculos mais profundos da regiĂŁo do abdĂŽmen, o que com certeza Ă© bastante Ăștil.

Para executå-lo na versão quatro apoios, o praticante deve deitar de bruços com os cotovelos e as pontas dos pés apoiadas no chão. O próximo passo consiste em elevar o tronco até que ele fique completamente alinhado fora do solo e permanecer na posição ao longo de 30 segundos.

3. Abdominal supra com bola e peso

Abdominal supra

É necessĂĄrio contar com uma bola de exercĂ­cios, com tamanho suficiente para abrigar a regiĂŁo que vai das costas atĂ© o bumbum, e um peso do estilo redondo para executar este abdominal.

O praticante deve começar deitando na bola, ao mesmo tempo em que segura o peso com as duas mãos com os braços esticados e levantados para cima, mais ou menos na altura da cabeça.

Então, o passo seguinte é elevar o tronco ainda com o peso em suas mãos, mantendo os braços esticados. Depois, é só retornar ao posicionamento original.

4. Abdominal infra com bola

Temos aqui outro exercício que é realizado com o auxílio de uma bola, que pode ser a bola suíça ou bola de pilates.

A regra é começar deitando de costas no chão com os braços esticados ao lado do corpo e colocar a bola entre as duas pernas. Então, com as pernas esticadas, levar a bola em direção ao tronco e retornar à posição inicial.

5. Abdominal oblĂ­quo cruzado

Para fazer este terceiro abdominal, é necessårio deitar-se no chão com a barriga para cima e deixar as pernas flexionadas, com os pés apoiados no solo e os joelhos dobrados.

Depois, cruzar uma perna em cima da outra, de modo que o pĂ© da perna cruzada fique apontado para o teto. Na sequĂȘncia, girar o tronco para o lado oposto em que se encontra o pĂ© da perna cruzada e voltar ao posicionamento inicial.

Repetir o exercício do outro lado, invertendo as posiçÔes das pernas e girando o tronco para a outra direção.

6. Oblíquo com alternùncia entre pernas e braços

Abdominal oblĂ­quo

Aqui, mais uma vez, o praticante deita de costas no chĂŁo e flexiona as pernas alternadamente: enquanto uma Ă© dobrada no alto, a outra Ă© levantada do chĂŁo permanecendo esticada.

Ao mesmo tempo, o tronco deve ser girado para o lado contrårio da perna esticada. Retornar ao posicionamento original e repetir o exercício do outro lado, invertendo as posiçÔes das pernas e girando o tronco para a outra direção.

Cuidados com os exercĂ­cios funcionais para perder barriga

Antes de aderir a qualquer treinamento com exercĂ­cios funcionais para perder barriga Ă© aconselhĂĄvel que vocĂȘ faça uma consulta mĂ©dica de check-up para descobrir se realmente estĂĄ apto a praticar esse tipo de atividade e em que nĂ­vel de intensidade pode começar a realizĂĄ-la.

Uma vez que tiver recebido a autorização do mĂ©dico, procure um educador fĂ­sico para orientar os seus treinos, o que os tornarĂĄ mais seguros e eficientes. É importante lembrar que ele Ă© qualificado para ensinar a tĂ©cnica correta de cada movimento, o que ajuda a evitar lesĂ”es, alĂ©m de poder prestar um primeiro auxĂ­lio caso um machucado ou acidente venha a ocorrer.

Isso sem contar que o educador fĂ­sico saberĂĄ montar um treino conforme as suas necessidades e objetivos, com os exercĂ­cios e nĂșmero de sĂ©ries e repetiçÔes apropriados para vocĂȘ.

Entretanto, se ainda assim vocĂȘ insistir em treinar por conta prĂłprias, apenas olhando as instruçÔes de tutoriais na internet, tome o cuidado de rever cada orientação minuciosamente atĂ© entender corretamente, antes de executar o exercĂ­cio em questĂŁo.

E caso venha a se lesionar, procure imediatamente o socorro médico, mesmo que não acredite que seja um machucado grave, jå que não contarå com o auxílio do educador físico para te dar os primeiros socorros.

Fonte: Mundo Boa Forma