Boatos que surgiram online e já correm na boca do povo mundo afora (principalmente nas redes sociais) afirmam que a vitamina C pode ser capaz de combater o novo coronavírus. Será que isso é verdade?
Muitas opções de tratamentos e remédios foram surgindo como curas milagrosas desde que o novo coronavírus começou a se espalhar a partir de Wuhan, na China, no final de dezembro de 2019.
Existem boatos afirmando que consumir alho trata a doença, outro dizendo que as pessoas teriam beber água sanitária para se salvar… claro, existem inúmeros benefícios do alho para a saúde, e devido às suas ótimas propriedades ele pode ser parte importante da prevenção de doenças em geral, mas nenhum desses métodos irá tratar ou curar o vírus – como você já deveria imaginar.
Mas e quanto à vitamina C?
Embora seja verdade que a vitamina C realmente possa ter um efeito preventivo para um resfriado, não há evidências de que possa parar ou tratar o novo coronavírus.
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, tomar suplementos de vitamina C regularmente pode diminuir as chances de contrair um resfriado, mas ela não afetará a duração deste se eles forem tomados somente após o início do resfriado.
Um artigo da Harvard Health Publishing fez a mesma avaliação e citou o Dr. Bruce Bistrian, chefe de nutrição clínica do Centro Médico Beth Israel Deaconess, dizendo: “Os dados mostram que a vitamina C é apenas marginalmente benéfica quando se trata do resfriado comum.”
No entanto, confira em maiores detalhes todos os benefícios da vitamina C para a saúde e entenda seu importante papel na prevenção de doenças. Ressaltamos que não podemos tratar os suplementos de vitamina C como uma cura ou um “escudo” milagroso contra o coronavírus, mas ela tem um papel importante juntamente a outros fatores na prevenção.
A propósito, saiba como se manter saudável e imune durante o surto do coronavírus, de nutrientes a exercícios, e veja algumas dicas de hábitos saudáveis de higiene que previnem doenças em geral.
É importante ressaltar que ainda não há vacinas ou tratamentos antivirais recomendados para prevenir ou tratar o novo coronavírus. Os pacientes, no entanto, podem receber cuidados de suporte para tratar seus sintomas.
Por Mundo Boa Forma