É normal sentir certo desânimo no pós-carnaval. Durante os dias de folia, parece que tudo é permitido, mas depois desse período é hora de começar a correr atrás do “prejuízo” e existem algumas dicas para adotar para ter um estilo de vida mais saudável – ou voltar aos bons hábitos.
A endocrinologista e metabologista Tassiane Alvarenga explica que “dieta” vem de “díaita”, uma palavra grega que significa “modo ou método de viver, governar”. Isso indica que a dieta não deve ser apenas um projeto para o carnaval, mas, sim, algo para a vida. Com o auxilio de um profissional, é possível encontrar uma forma de se alimentar bem sem fazer loucuras e isso é fundamental para encarar o pós-carnaval sem sofrer.
Para a especialista, são tantas as dietas e informações divulgadas sobre o assunto que as pessoas ficam perdidas e com receio de “errar” hora de comer, e depois de viver dias de tanta liberdade e animação é difícil querer voltar à rotina. Após o carnaval, pode surgir uma auto cobrança, mas para se manter saudável basta fazer pequenas mudanças no dia a dia.
Tassiana lista algumas dicas de bons hábitos que vão evitar que você se estresse ao tentar ter um estilo de vida saudável:
- Reduza alimentos que aumentem a ansiedade como o açúcar refinado e a cafeína;
- Forneça ao corpo alimentos bons, que te dão energia ao longo do dia, como frutas de baixo índice glicêmico, ou seja, que não sobem muito a glicose, como: maçã, pera, ameixa, morango. Consuma também carboidratos integrais, peixes e castanhas;
- Coma devagar, prestando atenção, com inteligência e critério;
- Metade do seu prato deve ser de legumes, verduras e salada;
- Utilize pratos menores;
- Tire das embalagens a porção que você vai comer, não coma direto do bote/pacote;
- Não deixe tentações à vista.
No seu pós-carnaval, a principal dica da endocrinologista é começar o dia com um suco verde para receber vitaminas e ter mais energia logo pela manhã.
Alimentação para o pós-carnaval
A nutróloga Ana Luisa Vilela diz que é preciso de um pouco de disciplina para poder voltar aos bons hábitos no pós-carnaval. “Quanto mais aumentar o consumo de carnes brancas, legumes, verduras e frutas mais fácil fica retomar a rotina. Para voltar a acelerar o metabolismo, é preciso ir aos poucos, com um pouquinho a mais de atividade física por dia – isso vai ajudar a retomar os treinos”, explica.
As folhas verdes, os alimentos crus e as fibras ajudam a fornecer energia para ter mais pique. Para começar o dia, a indicação de Ana Luisa é tomar no café da manhã um suco de maçã, limão, gengibre e maracujá, pois são todos alimentos termogênicos, ou seja, aceleram o metabolismo.
No almoço, a indicação é associar pratos quentes com frios. “Mussarela de búfala pode ajudar a deixar a salada mais gostosa. Vale até lasanha de abobrinha ou de berinjela. Ao comer frango, deixe sempre a pele de lado. Se esfriar, uma sopa de abóbora ou de alho poró são boas opções”, comenta Ana Luisa.
Benefícios de uma boa hidratação
Outra indicação é focar na hidratação, seja com água ou com água aromatizada. “O corpo humano é composto de aproximadamente 70% de líquido, por isso, é importante sempre repor líquidos que você perde. Além de ajudar a hidratar, a água tem a função de enviar as vitaminas necessárias para o bom funcionamento de alguns órgãos como rim, intestino, coração e pulmões”, afirma Tassiane.
Ela também comenta que quem bebe a quantidade recomendada de água por dia garante o bom funcionamento dos rins e reduz em até 60% a probabilidade de desenvolver doenças ou insuficiência renal. “Para ter uma boa hidratação, não espere para beber água só quando sente sede, você deve beber o dia todo para atingir cota necessária.”
Para saber quanto de água beber, faça o cálculo. A endocrinologista explica que você deve multiplicar 35ml de água pelo seu peso corporal. Por exemplo, uma pessoa de 60kg deve tomar 2,1 litros de água (7-8 copos/dia) e uma pessoa de 80kg deve tomar 2,8 litros de água (14 copos/dia).
Caso faça atividade física intensa, é importante se manter hidratado durante e após a prática do exercício, ou seja, isso vai aumentar a quantidade do volume total diário de água que você tem que beber.
Se você não bebe muito líquido, saiba que uma boa hidratação garante:
- Melhora da pele e do metabolismo;
- Reduz fome diária;
- Melhora o cansaço e sonolência ao longo do dia;
- Melhora funcionamento do intestino;
- Reduz frequência de cefaleia (dor de cabeça);
- Reduz inchaço e retenção de líquido.
Caso não seja muito fã de água, você pode usar frutas como limão e laranja para aromatizá-la. Outra opção para se hidratar é optar por chás que possuam na composição chá verde. Evite refrigerantes, sucos industrializados e bebidas alcoólicas.
Importância do sono
Além de se manter hidratada e evitar alimentos industrializados e açúcar, Tassiana diz que é importante investir no sono. “Estudos mostram que dormir mal aumenta o hormônio da fome, a grelina, e reduz o hormônio da saciedade, a leptina. Se estiver cansada para malhar, não se cobre tanto, descanse um pouco mais.”
Depois que estiver renovada e recuperada do pós-carnaval , volte a praticar atividade física ou inicie uma e tente não consumir bebida alcoólica por pelo menos uma semana. “Momentos de felicidade como o carnaval nos fazem bem, mas depois é hora de começar um projeto de uma vida com equilíbrio e saúde, sem deixar de lado os momentos de diversão e as lindas memórias e lembranças”, conclui a endocrinologista.
Fonte: IG