O Comando da Aeronáutica divulgou nesta semana as normas para a admissão ao curso de sargentos, que é o primeiro passo para entrar na EEAR. De acordo com o documento EA CFS 1/2021, que regulamenta o Concurso Aeronáutica EEAR, que visa o preenchimento de 220 vagas de nível médio para ambos os gêneros.
com a duração de dois anos, o curso de formação de sargentos da Aeronaútica (CFS) será ministrado em regime internato militar, na cidade de Guaratinguetá, em São Paulo. Desse modo, conforme o documento todas as instruções que serão repassadas comtemplam os campos Geral, Militar e Técnico – Especializado. Ao menos 20% das vagas serão reservadas aos candidatos negros. Os interessados em entrar na disputa não podem ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos até o final de 2020.
O prazo de validade do EA CFS 1/2021 será de cinco dias corridos, contando a partir da data subsequente da concentração final. Importante destacar que os resultados alcançados pelos candidatos em todas as etapas somente terão validade para o primeiro semestre de 2021.
As avaliações acontecerão nas seguintes cidades:
- Belém (PA)
- Recife (PE)
- Natal (RN)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Belo Horizonte (MG)
- São Paulo (SP)
- São José dos Campos (SP),
- Campo Grande (MS),
- Canoas (RS)
- Santa Maria (RS)
- Curitiba (PR)
- Brasília (DF)
- Manaus (AM)
- Porto Velho (RO)
- Boa Vista (RR)
Quadro de vagas disponíveis no concurso público da Aeronáutica
- Aeronavegantes: Equipamento de Voo (BEV) – 6 vagas
- Mecânico de Aeronaves (BMA) – 47 vagas
- Material Bélico (BMB) – 11 vagas
- Não-Aeronavegantes: Guarda e Segurança (SGS) – 28 vagas
- Controle de Tráfego Aéreo (BCT) – 128 vagas
Inscrições
Os interessados devem realizar as inscrições somente entre os dias 17 de fevereiro e 18 de março de 2020 (data prevista). Dessa maneira, o formulário para solicitar o registro no concurso (FSI) só estará disponível a partir da abertura das inscrições. O valor da taxa de pagamento é de R$ 60,00.
Obervação importante: no momento da solicitação, o interessado deverá indicar a localidade da OMAP (Organizações Militares de Apoio) onde deseja realizar as provas escritas. A relação com as cidades pode ser acessada no anexo D das instruções normativas.
Mais informações
Confira o site do Comando da Aeronáutica (COMAER) e da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR).