A erva-cidreira é uma planta medicinal, também conhecida como Cidreira, Capim-cidreira, Citronete e Melissa, que pode ser usada como remédio natural para emagrecer porque combate a ansiedade, o nervosismo, a agitação, além de ser diurética e melhorar a digestão combatendo os gases e a barriga inchada, aumentando o bem-estar.
A erva-cidreira ajuda a emagrecer principalmente porque acalma a mente, combatendo a ansiedade que pode levar à vontade de comer mais. Assim, ela pode ser uma boa ajuda na perda de peso, desde que seja feita uma alimentação adequada.
Chá de erva-cidreira com limão para emagrecer
Para conseguir emagrecer tomando o chá de erva-cidreira é aconselhado tomar, pelo menos, 3 xícaras de chá por dia. O primeiro em jejum, e os outros dois, logo a seguir as principais refeições do dia, o almoço e o jantar.
Ingredientes:
- 3 colheres de chá de folhas secas de erva-cidreira
- suco de meio limão
- 1 xícara de água fervente
Modo de preparo:
Adicionar as folhas na xícara e cobrir com a água fervente. Tampar e deixar descansar por alguns minutos. Depois deve coar e adicionar meio limão espremido e tomar a seguir, de preferência sem adoçar.
O que comer para emagrecer
Para conseguir emagrecer é preciso desinflamar o organismo, através de uma desintoxicação alimentar que pode durar um dia, fazendo uma alimentação líquida com frutas e legumes orgânicos, em todas as refeições.
Depois de desintoxicar deve fazer-se uma alimentação sólida com 5 a 6 refeições por dia, que deve incluir alimentos ricos em fibras para diminuir o apetite como cereais All Bran, maracujá, mamão ou amêndoa. Veja uma lista destes alimentos em: Alimentos ricos em fibras.
Além disso, os alimentos termogênicos como a canela e o gengibre também devem ser consumidos diariamente para ajudar a eliminar as gorduras, pois aumentam o metabolismo facilitando a queima de gorduras. Saiba mais sobre alimentos termogênicos em: Quais são os alimentos termogênicos. Pode-se adicionar a canela na fruta cozida e o gengibre como tempero das carnes, molhos ou sopa.
Algumas dicas que podem ajudar a perder peso mais rápido são:
- Comer de 3 em 3 horas e nunca ficar mais de 8 horas sem comer (por exemplo, à noite);
- Iniciar as refeições com prato raso de sopa de legumes;
- Comer 3 peças de fruta por dia;
- Incluir sempre grupos vegetais no prato principal, como tomate, pepino ou brócolis;
- Comer peixe como sardinha, salmão, pescada ou atum uma vez por dia;
- Beber pelo menos 1,5 L de água por dia.
A prática regular de exercícios físicos é muito importante para melhorar a circulação sanguínea, desinchar e aumentar o gasto de energia, sendo parte fundamental do processo de emagrecimento.
O que não deve comer
Alimentos ricos em gordura e açúcar não devem ser consumidos porque são ricos em toxinas e calorias, e por isso durante essa dieta não deve ingerir:
- Bebidas: Suco em pó, suco industrializado, refrigerante, incluindo as versões zero e light, outras bebidas artificiais;
- Industrializados: Biscoitos, bolachas, pão branco, gressinos, tostas normais,
- Enlatados: milho, ervilha, feijão, cogumelos, atum, sardinha, azeitona, lentilhas,
- Embutidos: salsicha, salame, bacon, chouriça, calabresa, mortadela, presunto, apresuntado,
- Fritos: salgadinhos como quibe, coxinha, enroladinhos, nuggets, ovo, bolinho de bacalhau, risole,
- Molhos industrializados: ketchup, mostarda, maionese, rosê, parmesão, pimentas, tártaro, shoyo,
- Queijos amarelos: mussarela, roquefort, brie, provolone, camembert, gorgonzola, gouda, parmesão, provolone.
A melhor forma de saber o que pode e o que não pode comer durante essa dieta é ler o rótulo de todos os alimentos, e além de observar a contagem de calorias, verificar a quantidade de açúcar e gordura que contém. Assim, a melhor forma de não ficar com fome e conseguir emagrecer é preferir sempre os alimentos naturais, porque mesmo que tenham algum carboidrato ou lipídio, estes serão mais saudáveis que as versões pré-preparadas.
Fonte: Tua Saúde