Passada a fama de mau, o ovo ganhou espaço quase diário nos cardápios pró-músculos. Virou figurinha fácil também nas dietas de perda de peso, especialmente no café da manhã – vários estudos mostram que, ao incluir nessa refeição uma proteína de alta qualidade (nutriente encontrado especialmente na clara), você controla melhor a fome e as calorias ao longo do dia.
Dá para repetir a dose no almoço ou no jantar – sem risco à saúde. “Está comprovado que o colesterol, gordura presente exclusivamente na gema, não interfere no colesterol produzido naturalmente pelo nosso organismo”, diz a nutricionista Lia Buschinelli, da ML Pensando Saúde, em São Paulo.
O estudo mais recente sobre o assunto, da San Diego State University, nos Estados Unidos, aponta ainda que sua omelete é capaz de reduzir a resistência à insulina e o risco de diabetes quando combinada à prática de exercícios. Esses efeitos positivos foram observados em pessoas entre 18 e 35 anos que comeram dois ovos, durante 12 semanas, antes de malhar.
Só de pensar na ideia, você imagina que vai enjoar rapidinho? Aprenda a variar o modo de preparo. A nutricionista Lia e a chef Paula Camara, também da ML Pensando Saúde, e a nutricionista Samantha Macedo, da Equilibrium Consultoria em Saúde e Nutrição, em São Paulo, ensinam quatro receitas práticas e gostosas em que esse ingrediente é a estrela principal.