Sobe para 12 o número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil

Na tarde de ontem (31), o Ministério da Saúde que o número de casos considerados suspeitos de coronavírus subiu para 12 no Brasil. O dado revela que nas últimas 24 horas houve um aumento de seis novos casos em investigação, enquanto outras três suspeitas foram completamente descartadas.

Foto: AFP

Os casos suspeitos estão em cinco nos seguintes estados: Ceará (1), Paraná (1), Rio Grande do Sul (2), Santa Catarina (1) e São Paulo (7). Os casos suspeitos no Rio de Janeiro e Minas Gerais, que constavam no último relatório, foram descartados pelas autoridades de saúde. O balanço apresentado em coletiva de imprensa foi fechado às 12h de hoje.

Já o número de pessoas infectadas pelo coronavírus em todo o mundo já são mais de 9,9 mil pessoas pelo sendo que 99% dos casos confirmados estão na China. Do total de casos da doença, 1,3 mil são considerados graves. Também na China, o número de mortos já passa de 200.

De acordo com o Centro de Controle de Doenças da China, o coronavírus já foi detectado em 26 países.

Na última quinta-feira (30), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou estado de emergência global em razão da disseminação do coronavírus.

Ainda na quinta, o secretário de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, Wanderson Oliveira, atualizou as informações relacionadas ao cenário nacional. “As características da doença estão ficando um pouco mais claras. As equipes estão discutindo, os clínicos, os infectologistas, os epidemiologistas, estão discutindo caso a caso. Toda hora está saindo uma novidade diferente na imprensa e na ciência, artigos científicos novos mostrando atualizações da doença”, disse Gontijo.

Em relação a decisão da OMS, o secretário da SVS declarou que “vamos aguardar as novas orientações da OMS para divulgar novas regras em relação às precauções, orientações sobre o trânsito de pessoas, orientações relativas à definição de caso, etc.”.

Histórico

Conhecidos desde meados dos anos 1960, os coronavírus já estiveram associados a outros episódios de alerta internacional nos últimos anos. Em 2002, uma variante gerou um surto de síndrome respiratória  grave chamada (Sars) que também teve início na China e atingiu mais de 8 mil pessoas naquele ano. Em 2012 uma novo coronavírus causou uma síndrome respiratória no Oriente Médio que ficou conhecida de Mers.

A atual transmissão foi identificada em 7 de janeiro. O escritório da OMS na China buscava respostas para casos de uma pneumonia de etiologia até então desconhecida que afetava moradores na cidade de Wuhan. No dia 11 de janeiro foi apontado um mercado de frutos do mar como o local de origem da transmissão. O governo chinês decidiu fechar o estabelecimento.

Coronavírus é uma família de vírus que apresenta tipos capazes de desencadear infecções respiratórias graves.

Vale salientar que os coronavírus são vírus zoonóticos, ou seja, podem ser transmitidos entre o ser humano e outros animais. Porém, isso não ocorre com todos os coronavírus, sendo conhecidos alguns tipos que circulam apenas entre os animais.