Fazer pequenos lanches entre as refeições principais é importante para manter a alimentação mais equilibrada e ajuda a evitar os exageros nas próximas refeições. Mas é importante ficar atento para que as escolhas sejam inteligentes e equilibradas na medida certa. Para fazer as melhores escolhas, fique de olho na qualidade nutricional dos alimentos e tente variar a alimentação para não cair na mesmice e tornar seu dia a dia ainda mais prazeroso.
Precisa de ideias para programar seus lanchinhos da semana? Veja a lista a seguir com 10 opções de lanches práticos e equilibrados:
1 – Nesfit Smoothie
A bebida à base de arroz integral é uma ótima opção para quem precisa de praticidade sem abrir mão do sabor e da qualidade. Com menos de 80 calorias, Nesfit Smoothie tem suco de frutas em duas incríveis combinações: uva com beterraba e gengibre e amora com maracujá.
A bebida também tem benefícios importantes para quem quer uma alimentação equilibrada. Ela é rica em fibras, cálcio e vitamina D e fonte de vitamina A, ferro e zinco. Nesfit Smoothie, feito com cereal integral, tem 0% de lactose e não contém glúten.
2 – Salada de frutas
A salada de frutas é uma aliada da saciedade e faz bem para a saúde, cheia de vitaminas e fibras.
A sugestão é consumir a fruta in natura e na quantidade equivalente a um copo pequeno. Experimente consumir com iogurte natural e cereais para um lanchinho ainda mais completo. Que tal combinar banana, maça, laranja e mamão bem picadinhos? Fica uma delícia!
3 – Castanhas
Além de saborosas, as castanhas contêm grande quantidade de gorduras monoinsaturadas, que fazem bem para a nossa saúde, além de possuírem fibras e importantes minerais como o selênio.
A porção de castanha-do-pará, por exemplo, equivale a 2 unidades e a de castanha de caju corresponde a 10 unidades. Separe a porção e leve com você nos seus compromissos.
4 – Barrinha de cereal
É quase impossível encontrar quem já não tenha recorrido a uma barra de cereal em um dia mais atarefado. Ela é uma amiga da praticidade.
Fácil de carregar, as barrinhas contêm fibras e geralmente são feitas com combinações de cereais, frutas, castanhas e sementes, além de terem poucas calorias.
5 – Torradas
Outro item fácil de carregar e saboroso. A torrada, de preferência integral para agregar ainda mais nutrientes à alimentação, dá energia e contém fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino e contribuem para a sensação de saciedade.
Procure variar no acompanhamento da torrada. Você pode optar por cream cheese light, patês ou geleias de frutas sem açúcar.
6 – Iogurte
Com o auxílio de uma sacola térmica, é possível optar pelo iogurte e combiná-lo com diversos alimentos para compor os lanches intermediários. Frutas picadas e geleias sem açúcar ajudam a dar um sabor especial ao seu iogurte.
7 – Pão sírio
Um sanduíche de pão sírio com uma fatia de ricota, por exemplo, é equilibrado, fornece energia e contém fibras e proteínas.
Mas não precisa ficar apenas na ricota. Patês também funcionam muito bem com esse tipo de pão. O lanche é prático e cheio de sabor.
8 – Vegetais
Por que não aproveitar os legumes que estão na geladeira e apostar neles para saciar a fome durante o dia? Cenoura, pepino, tomatinhos e aipo podem ser picados ou laminados e ir direto para a marmitinha de lanches.
9 – Frutas secas
As frutas secas são uma boa opção de lanche intermediário. Práticas e fáceis de serem armazenadas, elas podem fazer parte da sua alimentação. Além disso, ainda ajudam a satisfazer aquela vontade de um docinho.
10 – Pão de centeio
Você sente vontade de comer pão durante o dia, mas quer uma opção mais saudável? O pão de centeio pode ser uma solução nesse caso.
Feito com farinha integral e rico em minerais, complexo B e fibras, o pão contribui para a sensação de saciedade, assim como todos os pães feitos com cereais integrais.
Fonte: Minha Vida