Saiba como solicitar carteira do idoso para viagens gratuitas ou com até 50% desconto

Já imaginou poder realizar uma viagem de forma gratuita ou mesmo pagar metade do valor da tarifa no valor das passagens? Sua imaginação passar a ser real, pois agora, os idosos com mais de 60 anos que  recebe até dois salários mínimos e não possuem meios de comprovação de renda, têm o direito de solicitar a Carteira do Idoso para viajar de forma gratuita ou com 50% de desconto no valor das passagens interestaduais de ônibus.

De acordo com as informações da diretora do Departamento de Proteção Social Básica do Ministério da Cidadania, Tânia Garib, a carteira garante que o idoso usufrua de seu direito.

“A apresentação da carteira não é obrigatória para a compra da passagem. Se o idoso tiver um documento que comprove a sua idade acima de 60 anos, ou uma carteira profissional ou o documento do INSS, ele pode ir ao guichê e solicitar a sua passagem gratuita. Agora, se ele não tem como comprovar a sua renda, a carteira do idoso servirá como comprovante”, explica.

Para Lúcia Rocha, 74 anos, a carteira do idoso é fundamental para a concretização de viagens que precisa fazer. Segundo ela, a carteira a auxilia em viagens entre o município de Faria Lemos (MG), onde reside, e Carangola (MG), onde vai ao posto do INSS. “Para ir daqui de Faria Lemos para Carangola, era R$ 3,30; agora é R$ 3,60. Aí, como é que fica? Se você precisar ir duas ou três vezes por semana, não dá. São duas vagas, né, em qualquer ônibus. Se já tiver preenchida, se entra outro idoso antes, então você tem que pagar, se não, você vai de graça. É muito bom. É uma ajuda boa”, afirmou. Dona Lúcia também costuma usar a carteira para ir a Belo Horizonte e até mesmo para trajetos interestaduais.

Ainda segundo a diretora, acarteira pode ser retirada gratuitamente nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Confira como solicitar:

O idoso ou idosa que deseja adquirior a carteira deve possuir o Número de Identificação Social(NIS), o número de credenciamento no Cadastro Ùnico para programas sociais do governo federal. Caso não tenha o NIS é possível fazê-lo em um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou em um posto do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Caso o idoso já tenha o NIS, basta solicitar a carteira em um órgão da assistência social do município ou no próprio Cras.

É preciso ter atenção para as datas, pois a Carteira do Idoso só poderá ser solicitada 90 dias após a data de credenciamento ou a partir da atualização de dados no Cadastro Único. A carteira leva até 120 dias para ficar pronta. Se o idoso tiver urgência em viajar, ele póde solicitar uma declaração provisória que tem a mesma função da carteirinha.

Quais documentos necessários?

Os idosos que possuem meios de comprovação de renda não necessitam da Carteira do Idoso.

A comprovação pode ser feita por meio dos seguintes documentos:

•    Contracheque de pagamento;

•    Carnê de contribuição para a Previdência;

•    Extrato de pagamento de benefício ou declaração do INSS; e

•    Carteira de Trabalho com anotações atualizadas.

Para solicitar o Bilhete de Viagem gratuita do Idoso ou o bilhete com desconto de 50%, basta comparecer ao guichê das empresas de transporte portando este comprovante e um documento de identidade com foto (identidade, Habilitação, Carteira de Trabalho). Mas atenção! A solicitação deverá ocorrer com antecedência de no mínimo três horas antes do horário de partida do veículo.

Números
Atualmente, há mais de 1,3 milhão de carteiras válidas em todo o Brasil. Os estados com o maior número de carteiras ativas são a Bahia, com 569 mil; seguida por Minas Gerais, com 494 mil; e São Paulo, com 458 mil. Ao todo, já foram emitidas mais de quatro milhões de carteiras.