INSS: Pedido de revisão para aumentar aposentadoria pode ser feito pela internet
O pedido de revisão para tentar aumentar o valor da aposentadorias e de pensões podem ser solicitados pela internet pelos segurados que não concordam com o valor atual do benefício já concedido. Esse pedido de correção já é possível ser feito pela internet, no portal Meu INSS, sem sair de casa. Veja abaixo os dez passos para aumentar a sua renda.
A mudança nos serviços representa um dos primeiros resultados do projeto de Transformação Digital pelo qual o INSS está passando e que consiste na ampliação da oferta de serviços digitais para a melhoria do atendimento público. Outras mudanças na forma de prestação dos serviços serão realizadas nos próximos meses e anunciadas amplamente. No site do órgão (meu.inss.gov.br), a pessoa já consegue, entre outros serviços, acompanhar suas contribuições à Previdência e solicitar revisões sem precisar ir a uma agência.
Para acessá-lo, é preciso fazer o cadastro e criar uma senha. Em caso de dúvida, o segurado pode ligar para o instituto, no telefone 135.
Com a senha em mãos, basta solicitar a correção do benefício. No próprio site, dá para selecionar a opção que melhor se enquadra à revisão que deseja. Antes, porém, é preciso saber qual foi o erro que está diminuindo a renda e ter os documentos que comprovem o direito a valores maiores.
Dez passos para fazer o pedido de revisão para aumentar aposentadoria pela internet
Os pedidos de revisão ao INSS são a distância. Veja como fazer a solicitação pela internet:
1 – Acesse o site meu.inss.gov.br
- O instituto recomenda usar o Google Chrome ou o Mozilla Firefox, que são navegadores de internet
- No Internet Explorer, pode haver falhas
2 – Se já tiver cadastro, clique em “Entrar”, acima, à direita da tela
Para quem não tem código e senha
- Para fazer o cadastro no Meu INSS é preciso informar CPF, nome completo, data e local de nascimento e nome da mãe
- O sistema pode pedir que o segurado responda a algumas questões
- É preciso respondê-las corretamente, senão, terá de esperar um prazo para tentar novamente o acesso
- Será gerado um código provisório
Para entrar no sistema
- Com a senha provisória, o segurado deve fazer o login
- Em seguida, aparecerá mensagem para que o cidadão crie sua própria senha, que deve ter letras e números
3 – Depois, vá em “Login” e, em seguida, digite o seu CPF
4 – Vá em “Próxima”; o sistema irá pedir sua senha, informe-a
5 – Clique em “Entrar” e, depois, em “Autorizar”
6 – Na coluna à esquerda, vá em “Agendamentos/Requerimentos”
7 – Clique em “Novo Requerimento”; depois, em “Recurso e Revisão”
8 – Escolha a opção “Revisão (Atendimento a distância)”
9 – O INSS irá pedir para atualizar os dados
Clique em “Atualizar” e, se não houver nada a ser corrigido, vá em “Avançar” e “Continuar”
Atenção
Virá o seguinte aviso:
“Ao protocolar o pedido de revisão todo o benefício será revisto, podendo resultar em diminuição ou até mesmo perda do direito. Ao avançar, você está ciente e de acordo com essas condições”
Clique em “Avançar” novamente
10 – Explique o motivo da revisão
Nesta tela, há opções para o segurado explicar o que deseja e, abaixo, anexar os documentos necessários
Responda a perguntas; entre elas está “O valor do seu benefício está correto?”
Como saber se há direito à renda maior
Para saber se tem direito à correção da aposentadoria, o segurado deve, antes de tudo, avaliar o PA (Processo Administrativo), que pode ser solicitado pelo Meu INSS ou no telefone 135.
O documento tem os detalhes da análise dos servidores do instituto ao liberar o benefício e vai ajudar o segurado na hora de justificar o aumento da renda.
O pedido de revisão dever ser bem fundamentado, com base na lei, apresentando o erro e documentos.
Fontes: INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Agora Uol e reportagem