10 benefícios extraordinários do alho que vão te deixar de “queixo caído”

O alho é um alimento super comum e bem fácil de encontrar em qualquer lugar. Muitos dizem que ele faz bem à saúde, mas você sabe realmente quais são os reais benefícios? Hoje, você irá conhecer 10 benefícios do alho para a sua saúde e vai ter motivos de sobra para incluí-lo em sua dieta todos os dias.

Desde sempre, o alho tem sido usado para para tratar vários tipos de doenças no mundo todo e, claro, você provavelmente já deve ter ouvido várias pessoas falando que comer alho faz bem, mas nunca soube exatamente para quê.

Bom, a boa notícia é que essas pessoas que lhe aconselhavam não estavam nem um pouco erradas: os benefícios do alho são muitos e foram todos comprovados pela ciência moderna. Por isso, hoje eu trouxe para você 10 benefícios do alho que são motivo de sobra para ingeri-lo sempre, sem medo e sem restrições. Continue aqui comigo e confira!

1. O alho tem compostos com propriedades medicinais potentes

Embora o alho seja delicioso, ele vou amplamente usado ao longo da história antiga para cuidar da saúde, pois ele contém várias propriedades medicinais. Seu uso foi bem documentado por todas as grandes civilizações, incluindo os egípcios, babilônios, gregos, romanos e os chineses.

O que foi descoberto é que a maioria dos efeitos positivos do alho para a saúde são causados por um dos compostos de enxofre formados quando um dente de alho é cortado, esmagado ou mastigado.

Esse composto é conhecido como alicina e também é responsável pelo odor característico do alho. A alicina entra pelo aparelho digestivo e viaja por todo o corpo, onde exerce seus efeitos biológicos potentes.

2. O alho é muito nutritivo, mas contém pouquíssimas calorias

Essa é uma excelente notícia para quem quer emagrecer, eu sei, afinal, quando a comida é deliciosa e nutritiva, mas é muito calórica, é preciso maneirar no consumo. Com o alho, porém, as coisas são diferentes.

Uma pequena porção dele quase não contém calorias, mas carrega grandes quantidades de proteínas, manganês, vitamina B6, vitamina C, selênio, fibras, cálcio, cobre, potássio, fósforo, ferro e vitamina B1.

Além disso, o alho contém traços de vários outros nutrientes, sendo um alimento que carrega quase tudo o que precisamos para termos uma vida saudável.

3. O alho pode combater doenças, inclusive gripes e resfriados

O alho também é conhecido por reforçar o nosso sistema imunológico. Estudos já comprovaram que o consumo diário de alho reduz a probabilidade de alguém pegar um resfriado, além de reduzir drasticamente a duração dos sintomas dessa doença.

Então, se você costuma ficar resfriado, a dica é começar a incluir bastante alho em suas refeições a partir de agora. Garanto que os resultados irão aparecer logo e você se sentirá melhor.

4. Os compostos ativos do alho podem reduzir a pressão arterial

Você talvez não saiba, mas as doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais, são os maiores assassinos do mundo. E, claro, a pressão arterial elevada é uma das portas mais perigosas que levam a essa doença.

Porém, a solução para combater esse fantasma que assombra muita gente pode estar na própria natureza. Estudos mostram que a ingestão de alho de ter um impacto significativo na redução da pressão arterial. Claro, as doses desse alimento devem ser mais elevadas para que o efeito seja conseguido, o ideal é consumir cerca de 4 dentes por dia.

Além disso, o alho melhora os níveis de colesterol, o que diminui drasticamente o risco de doenças cardíacas. A ingestão de alho reduz o colesterol total e o colesterol LDL, principalmente em quem tem os níveis mais elevados.

5. O alho contém antioxidantes poderosos

Os radicais livres, causados pela oxidação, contribuem no processo de envelhecimento. O alho, por sua vez, contém antioxidantes que ajudam mecanismos de proteção do organismo contra os danos da oxidação.

Já ficou provado que altas doses de alho aumentam enzimas antioxidantes em humanos, bem como reduzem o estresse oxidativo em pacientes com pressão sanguínea elevada.

Os efeitos combinados sobre a redução do colesterol e da pressão sanguínea, assim como as propriedades antioxidantes, podem ajudar a prevenir doenças cerebrais comuns, como a doença de Alzheimer e demência.

6. O alho pode te ajudar a viver mais

Os efeitos sobre a longevidade são praticamente impossíveis de serem provados em seres humanos, mas dados os efeitos benéficos sobre os fatores de risco importantes, como a pressão arterial, faz sentido que o alho pode ajudar você a viver mais tempo.

O fato de que ele pode lutar contra doenças infecciosas é também um fator importante, porque estas são as causas mais comuns de morte, principalmente em idosos ou pessoas com sistemas imunológicos disfuncionais.

7. Seu desempenho nos treinos pode ser melhorado com a ingestão de alho

resistencia

O alho foi uma das primeiras substâncias que se teve notícia de que melhora o desempenho dos atletas. Ele era tradicionalmente usado nas culturas antigas para reduzir a fadiga e aumentar a capacidade de trabalho das pessoas. Mais notavelmente, foi administrado a atletas olímpicos na Grécia antiga.

Estudos com roedores mostraram que o alho ajuda com o desempenho do exercício, mas pouquíssimos estudos em humanos foram feitos até o momento. Porém, vale mencionar que indivíduos com doença cardíaca que tomaram óleo de alho por 6 semanas tiveram uma redução na frequência cardíaca máxima de 12% e melhoraram a sua capacidade de exercício.

Outros estudos sugerem que a fadiga induzida pelo exercício pode ser reduzida com alho.

8. Comer alho pode ajudar a desintoxicar o corpo

Em doses elevadas, os compostos de enxofre do alho mostraram proteger os órgãos contra danos tóxicos dos metais pesados​​.

Um estudo de quatro semanas em funcionários de uma fábrica de baterias de carro descobriu que o alho reduziu os níveis de chumbo no sangue em 19%. Também reduziu diversos sinais clínicos de toxicidade, incluindo dor de cabeça e pressão arterial.

9. Alho pode melhorar a saúde óssea

Estudos feitos em roedores têm mostrado que o alho pode minimizar a perda de massa óssea, aumentando estrogênio em fêmeas. Um estudo em mulheres na menopausa descobriu que uma dose diária do extrato de alho seco (igual a 2 gramas de alho bruto) diminuiu significativamente um marcador de deficiência de estrogênios.

Isso sugere que o alho pode ter efeitos benéficos sobre a saúde óssea em mulheres. Alimentos como alho e cebola também mostraram ter efeitos benéficos na osteoartrite.

10. O alho é super fácil de incluir na dieta e é uma delícia

prato-alho

Sim, é verdade, o alho é um dos alimentos mais fáceis de incluir na dieta e deixa tudo com um sabor super especial. Então, se você está tentando emagrecer, não se preocupe, sua refeição não irá ficar mais calórica, pois, como vimos logo acima, o alho tem poucas calorias.

Mesmo assim, com tanto benefícios, vale a pena adicionar algumas poucas calorias, não é? Ele complementa a maioria dos pratos salgados, especialmente sopas e molhos, dando aquele sabor e cheirinho especiais.

No entanto, tenha em mente que existem algumas desvantagens em comer alho, tais como mau hálito. Há também algumas pessoas que são alérgicas a ele, por isso, consulte seu médico sempre.

Lembre-se também de que é preciso amassar antes de cozinhar, pois se você não fizer isso, os benefícios do alho podem ficar comprometidos. A melhor forma de consumir o alho é cru, ou ainda esmagando-o e cortando-o, deixando-o reservado por um tempo antes de adicioná-lo a suas receitas.

Fonte: Q48