Atualização do Cadastro Único será necessária para receber o Auxílio Brasil?

Atualização do Cadastro Único será necessária para receber o Auxílio Brasil? A portaria do governo federal que suspendia a obrigatoriedade da atualização cadastral do Cadastro Único durante quatro meses, venceu neste mês de março de 2022. E os beneficiários do Programa Auxílio Brasil estão se perguntando: A atualização do CadÚnico será necessária para continuar recebendo o Auxílio Brasil?

Todos nós sabemos que o programa Auxílio Brasil exige a inscrição ou atualização no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) para liberar o benefício. Essa exigência estava suspensa apenas por um período de tempo, que já expirou.

Antes da publicação da portaria do governo, as informações do Cadastro Único deveriam ser atualizadas a cada dois anos, mesmo que não houvesse mudança de dados.

A Lei prevê que caso haja alterações na família, a atualização deve ser feita o mais depressa possível. Isso se aplica em situações como:

  • novo endereço
  • aumento ou diminuição de renda
  • mudança de escola de filhos crianças ou adolescentes
  • alterações nos documentos do responsável pelo domicílio
  • nascimentos de pessoas na família
  • mortes
  • chegada e saída de pessoas no domicílio.

Em anos anteriores, o governo federal convocava as famílias com dados desatualizados para alterar os cadastros.

Então, devo atualizar o Cadastro Único, Sim ou Não?

O Governo ainda não se manifestou se a portaria será prorrogada. Enquanto isso não acontece, é melhor aguardar. Mas caso queira atualizar seus dados do Cadastro Único para não se arriscar, procure o CRAS do seu município.

A atualização deve ser feita presencialmente, em um Centro de Atendimento de Referência Social (Cras) ou em postos de atendimento do CadÚnico, mas alguns municípios oferecem meios eletrônicos para a atualização dos dados. Os endereços dos Cras em cada município estão no site do Ministério da Cidadania. Famílias que não atualizarem as informações por mais de quatro anos serão excluídas do cadastro.

Como verificar o cadastro

A melhor maneira de saber se a família está cadastrada e se precisa atualizar as informações é por meio do aplicativo Meu CadÚnico. A ferramenta informa se o cadastro está desatualizado ou em processo de averiguação e permite a impressão de comprovantes.

Caso o usuário não tenha internet, deve procurar algum Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou um posto de atendimento do CadÚnico. O endereço mais próximo pode ser localizado no site Mapas Estratégicos para Políticas de Cidadania (MOPS).

O Informe Brasil vai continuar acompanhando o caso e qualquer novidade vamos te informar aqui. Participe do nosso grupo para receber notícias sobre o Auxílio Brasil.