Os gerentes de recursos humanos gastam apenas 20 segundos do seu tempo olhando um currículo. Em seguida, eles o descartam ou o separam para que o candidato possa passar para a próxima fase. O que fazer para que seu currículo passe no teste?
Por mais que você seja o candidato ideal para uma determinada vaga, se este documento essencial apresentar erros de qualquer natureza, ele será imediatamente descartado pelo recrutador.
Se você deseja conseguir esse emprego, cuide muito bem dos detalhes do seu Currículo em termos de conteúdo e apresentação. Essa é apenas a primeira etapa de todo o processo de seleção. Para evitar isso, apresentamos as 10 coisas que você nunca deve incluir em seu currículo, pois as as empresas não gostam de ver.
10 erros mais comuns que motivam os recrutadores a descartar seu currículo:
1- Usar letras maiúsculas para tudo: SE VOCÊ ESCREVER TUDO EM LETRAS MAIÚSCULAS PERDE O PROFISSIONALISMO. Se tiver, recomendamos que você o altere e use letras maiúsculas somente quando as regras de ortografia exigirem.
2- Seja muito breve ao detalhar suas tarefas e responsabilidades: Mencionar apenas o cargo não dá ao recrutador informações suficientes sobre o trabalho que você fez ou as responsabilidades que você tinha em uma empresa.
3- Ser muito extenso na especificação de suas responsabilidades: Algumas pessoas, tentando não ser muito curtas, chegam ao extremo e escrevem currículos muito longos, com mais de três páginas. Lembre-se que se o seu currículo for muito extenso, o mais provável é que o recrutador tenha preguiça de ler o seu currículo.
4- Uso de gírias ou expressões populares: Para as empresas, é muito pouco profissional que as pessoas usem expressões idiomáticas, gírias ou expressões de jargão popular em seus currículos. Evite adjetivos e certifique-se de não repetir muito uma palavra.
5- Não se diferenciar dos demais candidatos: Por que você é a pessoa ideal para preencher essa vaga? Eles nem sempre fazem essa pergunta, mas é a única resposta que estão sempre procurando. Saia na frente de seus entrevistadores, recrutadores de emprego ou recrutadores de talentos.
Por exemplo, se você conhece a empresa em que deseja trabalhar, estude os pontos fracos de sua posição e anote em um pedaço de papel o que você faria para mudá-la nos primeiros 90 dias após ingressar.
6- Dados muito pessoais: Embora em outros tempos fosse costume colocar informações desse tipo, hoje seu estado civil, crenças religiosas ou composição de sua família não importam.
7- Foto: Esse é um ponto muito contestado, pois é verdade que muitos recrutadores gostam de ter uma ideia de como é um candidato. No entanto, tendências recentes em recursos humanos indicam o contrário.
8. Mais de duas folhas: Os recrutadores recebem centenas de currículos por dia e têm pouco tempo para lê-los. Seja o mais breve e claro possível, evitando ultrapassar duas folhas de extensão.
9- Mencionar as razões pelas quais você deixou seu emprego ou preferências políticas: As empresas quando veem seu currículo não estão interessadas em saber por que você deixou seu emprego ou a qual partido político você é afiliado. O que eles estão interessados em saber é no que você trabalhou e quais são seus estudos acadêmicos, então tente se concentrar nisso.
10- Não coloque mentiras: Se uma empresa descobrisse que você mentiu em seu currículo, isso causaria uma má impressão.
Agora vamos compartilhar o que as empresas gostam de ver em seu CV:
1- Especifique claramente as principais tarefas e responsabilidades que você executou em um trabalho . Além disso, seu currículo seria muito interessante para as empresas se você mencionasse as conquistas que obteve com seu trabalho.
2- Boa ortografia. Verifique o seu currículo, um CV com erros de ortografia causa uma má impressão.
3- Se incluir fotografia, coloque uma que pareça profissional. Não coloque uma foto onde você está obviamente em um clube ou festa. E não use fotos onde você recorta outras pessoas. Caso contrário, o seu CV perde a formalidade.
4- Use referências confiáveis. Tenha em mente que as empresas provavelmente entrarão em contato com eles.
Agora que você sabe tudo isso, é hora de modificar seu currículo para torná-lo mais profissional. Dessa forma, seu currículo abrirá mais portas para você conseguir entrevistas de emprego. Lembre-se que o CV é apenas uma carta de apresentação, o momento em que se decide se você é contratado ou não é na entrevista de emprego.