O aparecimento dos cabelos brancos é algo que preocupa homens e mulheres e algumas vezes eles aparecem por conta do estresse do dia a dia.
O pesquisador de biologia regenerativa Ya-Chieh Hsu conduziu um estudo aprofundado para determinar a relação entre estresse e cabelos brancos.
A pesquisa, publicada em 2020, revelou que o estresse sobreativa certos nervos do sistema nervoso autônomo que, por sua vez, causam danos permanentes às células-tronco responsáveis pela regeneração do pigmento do cabelo, gerando um cinza acelerado e prematuro do cabelo.
A relação entre os dois se deve ao sistema nervoso simpático, que funciona como sistema de emergência do corpo. Isso é responsável por gerar as respostas de “luta ou fuga”, que garantem a sobrevivência, como a dilatação das pupilas, o aumento da pressão arterial, e até produz hormônios de estresse que nos alertam para diferentes situações e nos permitem superar momentos de tensão.
Após a publicação de sua pesquisa, Hsu revelou: “Essas respostas são muitas vezes benéficas, mas observamos que elas também podem esgotar permanentemente toda uma população de células-tronco de melanócitos, o que foi uma grande surpresa.”
“Quando o nível de noradrenalina é elevado, devido a qualquer estressor, algumas células-tronco podem ser perdidas, mas a maioria delas fica, então o cabelo ainda tem cor. É preciso muitas rodadas de exposição ao estresse para que todas as células-tronco sejam esgotadas no final”, disse Hsu.
Como evitar que o estresse cause cabelos brancos
Para evitar essas situações, é melhor gerar momentos de relaxamento profundo que nos permitam nivelar automaticamente sem depender de hormônios. “Sabemos que o estresse causa envelhecimento e grisalho de cabelo. Talvez, em vez de procurar drogas que atrasem e aliviem esses processos podemos optar por praticar meditação, ou yoga, ou desconectar mais das telas, modificar, em suma, nosso ambiente“, dizem os especialistas.
Um novo estudo de um grupo de 14 voluntários de diferentes idades descobriu que entre os jovens o cabelo recupera a cor uma vez que o estresse diminui. Esse resultado foi alcançado após analisar seus voluntários após duas semanas de férias, o que confirma a teoria.
Apesar disso, os cientistas alertam que “há uma espécie de limiar biológico e quando o cabelo está perto desse limiar, o estresse pode empurrar o cabelo acima dele e transformá-lo em branco sem que a cor se recupere”.
Se você está muito estressado e tem notado que seus cabelos estão ficando cada vez mais brancos, procure relaxar um pouco e possivelmente não vai mais precisar gastar seu dinheiro no salão pintando o cabelo constantemente.