9 benefícios importantes do amendoim que você não conhecia. O amendoim ou também conhecido como amendoim em muitas regiões do mundo, é uma das nozes mais consumidas globalmente, e seu sabor delicioso, sua textura característica e suas múltiplas propriedades o tornam um alimento essencial em nossa dieta, principalmente pelo aporte de vitamina E que nos oferece.
Seja na sua apresentação original ou na famosa pasta de amendoim, este ingrediente versátil representa toda uma fonte de propriedades que nos trazem muitos benefícios .
Apesar de ser famoso por ser rico em ácidos graxos saudáveis e rico em vitamina E, o amendoim também contém quantidades significativas de vitamina B3 e ácido fólico.
É também uma ótima fonte de proteína e uma boa porção de fibra. No amendoim também podemos encontrar minerais importantes, como zinco, fósforo, magnésio, níquel e ferro.
As proteínas presentes no amendoim contêm um aminoácido chamado arginina, que é de grande importância na produção do chamado hormônio do crescimento, além de ser um potencializador do sistema imunológico e do sistema nervoso.
É também uma substância que beneficia a produção de espermatozóides, aumentando tanto a sua quantidade como a sua mobilidade.
O triptofano é outro dos aminoácidos presentes no amendoim, sendo responsável pela produção de serotonina ou também chamado de hormônio da felicidade, ajudando a melhorar o humor e cumprir corretamente os ciclos do sono.
A grande maioria da gordura contida no amendoim é do tipo monoinsaturada, além de um estudo realizado em Harvard indicar que com o consumo desse alimento, a mortalidade por doenças cardíacas pode ser reduzida em 19%.
Outras vantagens de consumir alimentos ricos em ácidos graxos monoinsaturados é que eles ajudam a diminuir os níveis de colesterol ruim e manter os níveis de colesterol bom.
Além do fato de estar comprovado que o amendoim contém cerca de 30 vezes mais resveratrol que a uva, um antioxidante altamente eficaz no combate ao colesterol.
O alto teor de vitamina E no amendoim ajuda a proteger as células da pele, reduzindo os danos causados pela luz solar, poluição ambiental e radicais livres, que a longo prazo ajudam a retardar o envelhecimento.
A interação de minerais como cálcio, fósforo e magnésio são minerais essenciais para a formação de ossos saudáveis e fortes, além de contribuir para o bom funcionamento dos músculos e nervos.
O amendoim é um alimento com baixo índice glicêmico, ou seja, não representa um grande risco para os níveis de glicose no sangue, desde que consumido de forma natural, sem misturá-los com sal ou açúcar.
Em 30 gramas de amendoim há aproximadamente 10% da quantidade recomendada de ácido fólico, o que sem dúvida o torna um bom alimento para mulheres grávidas.
Evidências científicas revelam que os ácidos graxos e antioxidantes presentes no amendoim contribuem para a prevenção do câncer e reduzem o crescimento de células cancerígenas, por isso é aconselhável consumir pelo menos 30 gramas por semana.