Aprenda a fazer incríveis receitas de suflê de frango light com um sabor incomparável e que até lhe fará esquecer que você está de dieta. São oito variações de suflê para você se deliciar e comer sem culpa.
Originário da culinária francesa, o suflê – ou soufflé – possui uma consistência leve e fofinha. A sua versão salgada é constituída por uma massa aerada, recheada por qualquer ingrediente que os chefs em questão desejarem.
Nas receitas aqui listadas, o recheio escolhido é o de frango! Mas também são muitas as opções de receitas de suflê que você pode se interessar além do suflê de frango light, como é o caso das:
Dicas gerais
O suflê tradicional é um prato que possui componentes simples, que você, muito provavelmente, já tem em casa – farinha, manteiga, ovos e leite. Mas, apesar de isso torná-lo uma receita prática, existem algumas coisas que podem dar errado. A principal reclamação das pessoas que estão desbravando o mundo aerado dos suflês pela primeira vez, é de que possuem dificuldades para fazê-lo crescer ou que eles murcham fácil demais.
O segredo para que isso não aconteça estão nas claras em neve. Transformar claras normais em claras em neve, nada mais é do incorporar ar a elas – por isso que ficam com aquele aspecto parecendo uma “espuma”. Quanto mais você bater as claras, mais em neve elas ficarão, pois se integrarão mais e melhor com as bolhas de ar. Depois que você garantir que suas claras em neves estão muito bem batidas (muito bem batidas mesmo!), o processo de adicioná-las ao restante da massa do suflê também é crucial.
Nunca coloque tudo de uma vez. Vá adicionando aos poucos, misturando bastante entre cada porção de claras adicionada, para garantir que o ar das claras em neve se incorpore direitinho ao suflê, pois é o ar que irá fazê-lo crescer no forno. Outra dica é, se possível, assá-los em porções pequenas e individuais, em refratários pequenos de porcelana (os ramequins). É mais fácil para o suflê crescer quando colocados em formas pequenas – quanto menor, melhor!
Pronto! Agora, é só pegar essas dicas, aplicá-las na hora de preparo das receitas de suflê de frango light abaixo e aproveitar um charmoso prato francês – com calorias reduzidas! – feito por você mesmo.
Ingredientes
Modo de preparo
Coloque metade da margarina em uma panela e, com ela, refogue o alho e a cebola. Acrescente o frango e depois a cebolinha. Em outra panela, coloque o resto da margarina, a farinha e vá adicionando o leite aos poucos. Mexa em fogo baixo até que a mistura ganhe consistência de creme. Coloque uma pitada de noz moscada e mexa mais um pouco. Tire do fogo e adicione a gema. Junte esse creme com o frango. Bata as claras em neves e vá adicionando ao restante da mistura, mexendo muito bem para que as claras em neves incorporem na massa. Coloque em formas para suflê e leve ao forno em 180° por 25 minutos.
Ingredientes
Modo de preparo
Cozinhe e pique o peito de frango. Tempere-o com as ervas, pimenta e sal. Misture as gemas com o leite quente e, depois, acrescente a carne de frango a essa mistura. Bata as claras em neve e adicione-as à massa. Coloque em formas eleve por meia hora ao forno a uma temperatura média de 180°.
Ingredientes
Modo de preparo
Tempere o frango como quiser e cozinhe. Depois de cozido, desfie-o. Pique e cozinhe o chuchu. No liquidificar faça uma massa misturando o amido de milho, o requeijão, o leite, os ovos, os chuchus, o sal e os temperos que quiser usar. Bata bastante até que a massa fique uniforme e homogênea. Pique a cebola e misture com o palmito e o frango. Junte o frango com a massa do liquidificador, mexa bem e coloque nos refratários para irem ao forno. Asse por vinte minutos a uma temperatura de 180°.
Ingredientes
Modo de preparo
Misture o queijo cottage com as gemas, o frango e os temperos de sua escolha. Bata as claras em neves e vá adicionando à mistura. Por fim, coloque o fermento. Transfira a massa para as formas e leve ao forno a 180° até dourar, entre 15 e 20 minutos.
Ingredientes
Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 180°. Inicie refogando a cebola e o alho. Adicione o frango temperado com pimenta, sal e óleo de coco. Deixe cozinhar por 15 minutos, mexa ocasionalmente. Depois desse tempo, adicione a biomassa de banana e o leite de amêndoas. Coloque no fogo alto até levantar fervura. A hora que começar a ferver, adicione o amido e mexa até a mistura engrossar. Quando atingir o ponto certo, tire do fogo, adicione as gemas e mexa mais. Pique o palmito e acrescente à massa. Enquanto deixa a massa esfriar um pouco, bata as claras em neves. Quando elas estiverem prontas, incorpore-as à massa que estava esfriando e coloque na forma, para levar ao forno por 25 minutos, ou até que a crosta superior comece a dourar.
Ingredientes
Modo de preparo
Misture a ricota com o frango temperado com ervas, pimenta e sal. Pegue as gemas, bata com o leite desnatado quente e despeje no frango e na ricota. Bata as claras em neve e coloque por cima do frango. Depois disso, é só levar ao forno por 30 minutos. O forno deve estar pré-aquecido a 180°.
Ingredientes
Modo de fazer
Cozinhe o peito de frango com sal e desfie. Refogue o alho e a cebola, adicione o frango desfiado, mexa bem e, depois de um tempinho cozinhando, adicione as ervas, outros temperos e o leite. Peneire a ricota e coloque na panela junto com o frango quando começar a ferver. Coloque também a aveia torrada e mexa bem. Bata as claras em neve e, depois de já ter esfriado um pouco, despeje no frango. Coloque a massa em refratários untados, coloque mais aveia torrada por cima e leve ao forno pré-aquecido a 180° por 20 minutos.
Por Mundo Boa Forma