8 ERROS que você comete ao carregar o CELULAR: acaba com o aparelho
Os telefones celulares fazem parte de nossas vidas diárias, seja para trabalho, entretenimento ou apenas para se comunicar. Por esses motivos é importante cuidar deles e assim evitar gastos desnecessários. A maneira como carregamos a bateria afeta o aparelho diretamente.
No Informe Brasil, compartilhamos com você algumas dicas sobre a maneira correta de recarregar a bateria do seu celular e evitar erros que podem acabar com o seu aparelho ou, em casos extremos, causar um acidente grave.
Não é apropriado deixar a bateria descarregar completamente, porque as baterias de lítio funcionam por ciclos de carga. Portanto, se deixarmos a bateria acabar completamente, a vida útil do celular se esgotará mais rapidamente.
Você não deve continuar descarregando a bateria do seu telefone enquanto tenta carregá-lo. Isso causa uma sobrecarga dele, que nesse momento tenta fazer duas coisas ao mesmo tempo. Se alguém ligar para você, você pode desconectar o telefone (e o carregador da tomada) e recarregá-lo assim que terminar a ligação.
Se toda vez que você carrega a bateria do seu celular você o faz até chegar a 100%, pode não ser o melhor, pois encurtará sua vida útil. Isso ocorre porque cada bateria tem um número preciso de ciclos de carga e, se você sempre carregá-la totalmente, esses ciclos acabarão mais cedo. A regra geral é poder recarregar totalmente a bateria uma vez por mês e mantê-la entre 20% e 80% no restante do tempo.
Se você deixar o telefone carregar durante a noite, desperdiçará eletricidade e carregará a bateria mais do que o necessário. Isso também afeta os ciclos de carga dele. Outro motivo para nunca deixar o telefone carregando durante a noite é garantir que ele não superaqueça.
Um carregador consome energia constantemente quando está conectado, mesmo que o telefone não esteja conectado. Isso aumentará o valor de suas contas de eletricidade. Além disso, o transformador libera calor que pode se acumular lentamente e fazer com que algo próximo pegue fogo, podendo até causar um curto-circuito. Se não estiver usando, sempre desconecte o carregador da tomada.
Cada telefone possui seu próprio carregador compatível que não deve ser substituído por um de outra marca ou de outro modelo. Se você não usar o carregador correto, a potência da energia transmitida à bateria pode ser muito alta ou, pelo contrário, muito baixa. Isso pode causar superaquecimento ou carregamento muito lento.
Carregar o telefone constantemente é um erro, pois isso pode fazer com que a bateria dure menos do que deveria. A melhor forma de aproveitar ao máximo a bateria é carregá-la apenas quando realmente precisar: isso significa quando a autonomia estiver abaixo de 20%, mas acima, pelo menos, de 5%.
Um dos principais inimigos das baterias é o calor e ao carregar o celular com a capinha colocada, você está acumulando o calor que está sendo produzido. Isso pode causar superaquecimento da bateria e de outros componentes internos do telefone. Antes de carregar seu celular, retire o estojo para permitir que a bateria “respire”.
Evitar o superaquecimento do celular é importante para prolongar sua vida útil. Cuidar de expô-lo diretamente ao sol ou em locais com grandes diferenças de temperatura são algumas das formas de prevenir danos. Também exigir mais desempenho enquanto jogamos pode acabar danificando nossa bateria, então é melhor dar uma pausa quando sentirmos o calor tomando conta do nosso aparelho.
Qual desses erros você costuma cometer?