8 erros que nunca podem existir em um currículo se quiser um emprego | Se você está procurando emprego, é fundamental que tenha um bom currículo para alcançar o que deseja. Provavelmente, você ainda não o tem pronto ou deseja alterá-lo um pouco.
Embora possa parecer um trabalho simples, sabe-se que é extremamente fácil cometer erros na hora de elaborar seu currículo, principalmente se você não estiver suficientemente informado a respeito. Por isso, trazemos aqui 8 erros típicos que você deve revisar para cometer ao editar seu documento.
Um dos erros típicos na hora de criar um currículo é achar que colocar mais dados vai chamar mais atenção. Pelo contrário, os empregadores têm alguns minutos para revisar seu currículo, portanto, um currículo mais curto é recomendado. É melhor se limitar a uma página, facilitando a leitura, mas não se preocupe se achar que a sua deveria ter duas páginas. Mas apenas dois, não mais.
Em geral, na maioria dos currículos aparecem as obrigações que a pessoa cumpriu em seu emprego anterior, mas não suas realizações. O mais marcante não é o que você fez, mas o que você conquistou e isso é importante destacar no seu currículo. Assim, ao invés de colocar: eu cuidei do site da empresa, você pode colocar: “eu fiz o site da empresa ganhar muito mais seguidores nesse período de tempo”. Se você realmente conseguiu, é claro.
Algo que muitos não sabem é que é importante ter cópias diferentes de CV para cada empregador. Logicamente, nem todos os cargos ou empregos exigem as mesmas habilidades. Por isso, é interessante que você destaque suas conquistas e habilidades de acordo com o cargo que tem interesse em conseguir.
Este é provavelmente é um dos maiores erros de currículo. Em geral, acredita-se que trabalhos menores não devem ser mencionados ou não são importantes para o currículo. No entanto, alguns deles mostram habilidades que são interessantes de destacar. Por exemplo, se você trabalhou meio período em uma empresa como a Burger King enquanto estava na faculdade, isso mostra organização e responsabilidade – duas habilidades nas quais seu empregador provavelmente se interessará. O mesmo acontece se no voluntariado que você fez na Universidade você conseguiu muitas mudanças positivas que demonstram sua liderança e comprometimento com as coisas que você faz.
É um erro grave usar frases como “eu estava encarregado de…” em vez de “meu papel era resolver…” em seu currículo. É sempre bom destacar o que você fez por meio de um verbo que dê caráter e força à ação.
Antes de finalizar seu currículo, é bom revisar as palavras que a empresa usa em seu anúncio de emprego. Essas são as palavras-chave que eles procuram ver em você e em seu currículo. Eles podem ser habilidades particulares ou conhecimentos específicos. Portanto, para se definir e se apresentar, é bom que você use uma dessas palavras que, com certeza, eles vão gostar. Tenha cuidado, é bom usar alguns, mas não todos, porque isso tornaria muito óbvio.
Ao colocar muitos empregos ou experiências passadas muitas vezes são adicionados detalhes que não são necessários mencionar. É importante classificar o que deve ser destacado e o que não. Saiba onde colocar algum contexto e onde não. Lembre-se que seu empregador não tem o dia todo para o seu currículo e este deve ser um que chame a atenção entre outros
Um fator importante ao criar seu currículo é que ele seja visualmente atraente. Ou seja, que seu design chame a atenção. Currículos apresentados em um documento em branco do Microsoft Word estão fora de moda. Inove no seu currículo e torne-o realmente criativo. Lembre-se de não colocar muita densidade de texto e equilibrar bem o layout do documento.