Dicas de Casa

8 erros que causam mau cheiro nas suas roupas

Publicado por
Jerffeson Brandao

8 erros que causam mau cheiro nas suas roupas. Você sabia que pode estar cometendo alguns erros que causam mau cheiro em suas roupas? Em geral, ter roupas com cheiro e textura agradáveis ​​nos faz sentir bem.

É por isso que, quando impregnado de mau cheiro, há uma sensação muito desagradável. Mas o que causa essa situação? Por que, apesar de lavá-los regularmente, eles param de cheirar bem? Existem vários fatores que afetam esse problema. Confira!

8 erros que causam mau cheiro nas roupas

Muitas vezes pensamos que para evitar o mau cheiro nas roupas, basta colocar um pouco de amaciante ou sabonete perfumado na máquina de lavar. No entanto, cuidar das roupas de odores desagradáveis ​​implica ter outra série de considerações. Quais são os erros que devemos evitar?

1. Não lavar a roupa imediatamente

Ao tirar uma peça de roupa, muitas pessoas têm o hábito de colocá-la no ar e guardá-la novamente para outro uso. No entanto, ignorar sua lavagem pode ser um grande erro, especialmente se você teve um dia agitado e se esforçou.

Em alguns tecidos, não basta deixá-los arejar  para que o odor desagradável desapareça . Pelo contrário, o mau cheiro fica ainda mais impregnado a cada  dia que fica sem lavar. Além disso, você pode espalhar o cheiro pelo armário.

Além disso, as bactérias se acumulam cada vez que reutilizamos roupas não lavadas. Por esse motivo, recomenda-se lavar as roupas com frequência, principalmente aquelas que têm contato próximo com a pele.

Lavar as roupas o quanto antes é fundamental para evitar que os maus odores se acumulem.

2. Colocar roupas fedorentas diretamente na máquina de lavar

Outro erro comum é colocar as roupas na máquina de lavar sem antes limpá-las à mão. É aconselhável esfregar as roupas nas axilas ou nas partes que acumulam maus odores dos fluidos corporais. Geralmente acontece com roupas íntimas e meias.

3. Misturar tudo na lavanderia

Em geral, é conveniente separar as roupas que serão lavadas na máquina de acordo com as cores e o tipo de tecido. No entanto, se detectarmos algumas peças de roupa que cheiram mal, é preferível lavar roupa só para elas.

Por exemplo, roupas esportivas não devem ser misturadas com roupas delicadas ou cotidianas.

4. Guardar as roupas molhadas

Outro erro que causa mau cheiro em roupas e artigos têxteis é armazená-los ainda molhados. É algo que acontece com mais frequência no inverno porque as roupas não secam tão rápido.

No entanto, é um erro muito grave porque a umidade favorece o crescimento de microrganismos que deixam um cheiro bastante desagradável. Na verdade, este é geralmente muito difícil de remover.

A recomendação geral é ventilar e dar às nossas roupas um excelente tempo de secagem antes de dobrá-las e levá-las ao armário.

Apesar de usar um ciclo de secagem, algumas roupas podem reter mais umidade e precisam de ventilação extra antes de dobrar e guardar.

5. Não espalhe as roupas rapidamente

Ao ligar a máquina de lavar, é importante retirar as roupas de dentro assim que o ciclo de lavagem terminar. Caso contrário, as roupas tendem a acumular umidade e, portanto, mau cheiro.

Se por algum motivo você esquecer, é melhor verificar se eles adquiriram um odor desagradável. Se assim for, você deve lavá-los novamente em um ciclo curto.

6. Não limpar as máquinas

Não fazer manutenção nos equipamentos de lavagem também é um erro. O ideal é ir a um técnico especializado para que possa proceder corretamente. O profissional não só verificará seu sistema, como também deixará o equipamento livre de bactérias e sujeiras acumuladas em seu interior.

Além disso, é necessário realizar uma limpeza regular da lavadora e secadora em casa. Por exemplo, o vinagre pode ser aplicado em elásticos para evitar que o mofo cresça em sua superfície.

7. Exceder o tempo de uso das roupas

Embora nem todas as roupas devam ser lavadas após cada uso, é necessário medi-las e lavá-las de maneira razoável. Por exemplo, jeans azul ou jeans  são peças de vestuário que podemos usar várias vezes . No entanto, não devemos exagerar no tempo entre a lavagem e a lavagem porque as bactérias se acumulam.

Da mesma forma, derramamentos de alimentos e contato com outros tipos de substâncias e odores podem gerar sujeira e mau cheiro. Portanto, se possível, um jeans deve ter no máximo 3 posições. O mesmo acontece com outras peças de vestuário, como jaquetas ou casacos.

Para este último, por exemplo, é conveniente limpá-los com um pano untado com água e sabão na região das axilas, entre o tempo que leva para enviá-lo à lavanderia.